MPES participa de lançamento de rede nacional de monitoramento da qualidade do ar
13/08/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou do lançamento em Vitória do Programa Nacional Ar Puro, quinto eixo da Agenda Ambiental Urbana, criada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2019 para melhorar a qualidade ambiental nas cidades do Brasil. O evento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi realizado na sexta-feira (13/8), Dia da Qualidade do Ar.
O dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, promotor de Justiça Marcelo Lemos, representou o MPES no evento. Ele enfatizou que se trata de um trabalho de extrema importância. “O Ministério Público está no dia a dia dessa questão da emissão de partículas sedimentadas, o pó preto. Para que tenhamos segurança do trabalho desenvolvido, é necessário medir. Em decorrência da assinatura do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) pelas empresas mineradoras da Ponta de Tubarão, está em contratação uma nova rede de monitoramento para verificação na região da Grande Vitória. E para a nossa alegria, estaremos interligados agora a essa rede nacional, o que dará ainda mais transparência às medições”, avaliou.
Com foco na qualidade do ar, o Ar Puro traz inovações importantes, como um aplicativo de monitoramento da poluição atmosférica. O programa traz como primeira ação concreta o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr). A inovação do sistema é monitorar e divulgar em tempo real as informações, por meio de site e aplicativo gratuitos, disponibilizados para todos os cidadãos.
Essa plataforma, alimentada automaticamente por dados locais e seguindo padrões internacionais de classificação, vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil. De acordo com os dados, 126 estações já foram integradas. Os cinco Estados já integrados (BA, ES, MG, RS e SP) totalizam 45% da população brasileira.
O secretário nacional de Qualidade do Ar, André França, evidenciou que o monitoramento da qualidade do ar é fundamental. “O combate à poluição inclui várias frentes, como a prevenção de doenças respiratórias, o combate às chuvas ácidas, responsáveis pela corrosão de materiais e contaminação de solo e água, e a redução dos impactos econômicos de todos esses problemas”, ressaltou. Entre outras autoridades, também participaram do lançamento do Ar Puro o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, e o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.
O lançamento do MonitorAr materializa a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, prevista por lei desde 1989, para recobrir todos os Estados do Brasil, integrando e divulgando informações para a sociedade. O aplicativo que permite acompanhar os dados de qualidade do ar em Vitória já está disponível. Com ele, é possível visualizar os dados disponíveis pelas estações de monitoramento. Baixe no store e faça sua consulta.
QRCode