Congresso virtual internacional da Abrampa debaterá a crise ambiental brasileira

O I Congresso Virtual Internacional da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) debaterá, a partir desta quarta-feira (18/08), o tema “A crise ambiental brasileira: perspectivas para garantia da efetividade do Direito Ambiental”. O evento, promovido com o apoio do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), será realizado diretamente de Vitória até o dia 20 de agosto.
 
O dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPES, promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior, gravou um vídeo convidando todos a para participar do congresso, que debaterá os desafios atuais da implementação do Direito Ambiental no país. 
 
“Os principais temas, os principais atores da tutela do Meio Ambiental no Brasil estarão presentes. Temas como meio ambiente e desastres; o papel do Ministério Público Ambiental na América Latina; os ESG, ou seja, a relação entre mercado e meio ambiente; a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e muitos outros, serão discutidos durante os três dias”, ressaltou Zaneti. 
 
Também coordenador do Núcleo Permanente de Direito Processual Civil e Impactos do Novo CPC (Nuproc), Hermes Zaneti Junior presidirá a mesa do Painel IV no evento, que tratará do tema “ESG/ASG – As empresas e o Ministério Público: o ambiental, o social e a governança”, com início às 9h30 do dia 20/08 (sexta-feira). 
 
 
Em um vídeo em que também convida para a participação no evento, o coordenador do congresso virtual e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do MPES, promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira,  reforçou que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), fez um alerta recente dos impactos das emissões contínuas de gases do efeito estufa, que podem romper um importante limite de temperatura em pouco mais de uma década.