Ouvidoria do MPES conclui 99,6% das 7.408 manifestações recebidas no primeiro semestre de 2021

Buscando atender a população de forma cada vez mais célere e eficiente, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) concluiu 7.377 das 7.408 manifestações encaminhadas pelos cidadãos no primeiro semestre de 2021, o que corresponde a 99,6% do total recebido. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a Ouvidoria recebeu 6.104 manifestações pela internet, 540 por telefone, oito pelo aplicativo “MPES Cidadão”, sete por cartas e 147 pelo canal de denúncias Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Mais de cinco mil manifestações foram realizadas anonimamente.

Das 7.408 manifestações apresentadas ao MPES, 44 estão em fase de análise e 248 já obtiveram andamento. Além dessas, 59 demandas foram encaminhadas para outros órgãos púbicos e aguardam resposta. Outras 14 foram devolvidas e 79 estão em fase de triagem.

O acompanhamento mensal da Ouvidoria também mostrou que, em tempos de pandemia de Covid-19, a área da saúde foi a mais demandada pelos cidadãos, com 1.646 manifestações, a maioria (516) no mês de março. Em seguida, aparecem as manifestações nas áreas de concurso público, com 597 demandas; de improbidade administrativa, com 546 manifestações; e de serviços públicos, com 535 solicitações.

Veja o infográfico com os destaques do relatório

Ao avaliar os resultados, o ouvidor-geral do MPES, procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Sousa, ressaltou que os dados refletem o empenho da equipe do setor, que conta também com o procurador de Justiça Samuel Scardini Filho como ouvidor-adjunto, a assessora técnica Anny Sampaio Rampinelli de Andrade e a agente de apoio Andréia Alcides.

“Os números demonstram que, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, a equipe da Ouvidoria segue envidando esforços para atender plenamente a população e auxiliando o Ministério Público a cumprir sua missão constitucional de defender os direitos dos cidadãos”, salientou Eliezer Siqueira de Sousa.

Em paralelo à atuação na Ouvidoria do MPES, o procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Sousa foi reeleito em novembro de 2020 para a Diretoria do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), no cargo de vice-presidente regional da Região Sudeste, no anuênio 2021/2022.

A população pode denunciar casos de irregularidades à Ouvidoria do MPES, inclusive de forma anônima, pelos seguintes canais: telefone 127; e-mail: ouvidoria@mpes.mp.br; site ouvidoria.mpes.mp.br; aplicativo: MPES Cidadão; além das Promotorias de Justiça das cidades capixabas e da sede do MPES, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.

Veja o relatório completo

Veja o acompanhamento mensal