MPES participa do projeto “Diálogos Ambientais” do CNMP

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, participará da próxima edição do projeto “Diálogos Ambientais”, da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), no dia 26 de agosto (quinta-feira), a partir das 16 horas. O dirigente abordará o tema “O MP como palco do consenso: a mediação e a democracia deliberativa eletrônica (E-democracia) como nova matriz da gestão ambiental (Egovernança)”.

O evento será transmitido em tempo real pelo canal oficial do CNMP no YouTube. É possível acessar o canal e ativar o lembrete para receber uma notificação antes do início da apresentação.

Além do dirigente do Caoa, o evento terá a participação do promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e da diretora de Meio Ambiente da Associação dos Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), Talita Guimarães.

Roberto Carlos Batista Batista fará a palestra “Ambiente e saúde: direitos humanos e fundamentais indissociáveis”. Já Talita Guimarães abordará o tema “Os projetos Ecofrade (Coleta Seletiva) e Restinga (reconstituição da restinga), desenvolvidos para a proteção da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Frade”.

O MPES também participou da edição anterior dos Diálogos Ambientais, em 18 de agosto, com o promotor de Justiça Jefferson Valente Muniz, que ministrou palestra com o tema “Projeto de recuperação das nascentes no Município de Santa Leopoldina”.

Iniciativa

O projeto Diálogos Ambientais é uma iniciativa da Comissão do Meio Ambiente do CNMP, presidida pelo conselheiro Luciano Nunes Maia Freire. Foi concebido com o propósito de oferecer às membras(os) e servidoras(es) do Ministério Público e ao público em geral exposições periódicas com temas atuais e relevantes na temática ambiental, por meio do compartilhamento de experiências exitosas do Ministério Público, de outros órgãos públicos e dos segmentos da sociedade civil. Desde fevereiro, estão sendo realizadas palestras mensais, para público aberto, por meio do canal do CNMP no YouTube.

Serviço:

Diálogos Ambientais
26 de agosto, às 16 horas
Canal do CNMP no YouTube (clique para acessar)

Palestrante: Marcelo Lemos Vieira (promotor de Justiça do MPES)
Tema: O MP como palco do consenso: a mediação e a democracia deliberativa eletrônica (E-democracia) como nova matriz da gestão ambiental (E-governança)

Palestrante: Talita Guimarães (Diretora de Meio Ambiente da Associação dos Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frande (Samifra).
Tema: Os projetos Ecofrade (Coleta Seletiva) e Restinga (reconstituição da restinga), desenvolvidos para a proteção da APA da Ilha do Frade.

Palestrante: Roberto Carlos Batista (promotor de Justiça do MPDFT)
Tema: Ambiente e saúde: direitos humanos e fundamentais indissociáveis