MPES participa de reunião que prevê termo para utilizar água de reuso de esgoto pela ArcelorMittal
01/09/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), promotor de Justiça Marcelo Lemos, participou de reunião do Governo do Estado com a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e a empresa ArcelorMittal Tubarão para a assinatura de um Termo de Compromisso inédito. O acordo pioneiro prevê a compra mensal, para fins industriais, pela produtora de aço, de 540 m³/h (150 l/s) de água de reuso de esgoto sanitário, proveniente de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Reuso da Cesan, que fica na região de Jardim Camburi, em Vitória.
A aquisição será feita por contrato de 25 anos, podendo ser renovado, reduzindo a demanda da empresa pela água captada do Rio Santa Maria da Vitória, disponibilizando assim maior volume do recurso hídrico para a sociedade. A ArcelorMittal vai construir uma nova estação de tratamento de esgoto sanitário, tecnologicamente mais moderna e eficiente, em área doada pela empresa menor que a ocupada hoje no sítio aeroportuário, também com capacidade de fornecimento de água de reuso para fins industriais. O processo da Cesan de contratação da empresa que investirá na planta será feito por licitação.
Para Marcelo Lemos, falar de reuso é falar de reutilização, de reciclagem. “Está dentro do pensamento de mudança para uma racionalidade ambiental. Reusar água de esgoto sanitário é promover o reaproveitamento do que antes era dispensado nos rios e mares. Diante da crise hídrica, que bate em nossas portas mais uma vez, muito em função das mudanças climáticas, do desmatamento, da não recuperação florestal das nascentes, reutilizar recurso hídrico é como se fosse lapidar uma pedra de diamante”, comparou.
Para a Cesan, a inovação pactuada tem o objetivo de fortalecer a gestão sustentável, gerar receita, reduzir impactos e preservar a água. Já a ArcelorMittal Tubarão explica que a ação coloca a unidade em posição de vanguarda no Estado e entre as primeiras no país a implantar a alternativa hídrica.
O Termo de Compromisso a ser firmado prevê ainda a doação, pela ArcelorMittal Tubarão, de uma área de 11 mil metros quadrados, na região do bairro São Geraldo, na Serra, para a construção da nova ETE.
Além do governador do Estado, Renato Casagrande, participaram da assinatura, o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho; o vice-presidente de Operações de Aços Planos da ArcelorMittal Brasil, Erick Torres; e o executivo que assumirá como CEO Aços Planos América do Sul a partir de outubro, Jorge Oliveira. Estiveram presentes ainda na reunião no Palácio Anchieta, na quarta-feira (01/09), o gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa, João Bosco Reis da Silva; e o diretor presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis.