Luciana Andrade participa de homenagem da OAB-ES ao presidente do STJ, ministro Humberto Martins
24/09/2021A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou do evento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) em homenagem ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, pelos relevantes serviços prestados à Justiça do país. O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk, entregou ao ministro uma placa e uma lembrança, uma obra da artista Vivian Kiabai, que remete à imagem do Espírito Santo, o Convento da Penha.
A procuradora-geral de Justiça destacou a importância do trabalho realizado pelo ministro Humberto Martins, que tem uma carreira brilhante, com contribuições significativas para a Justiça brasileira, tendo atuado no Ministério Público, na advocacia e no Judiciário. Luciana Andrade agradeceu aos dirigentes da OAB-ES pelo convite, pela acolhida e pelo local de fala. “Estamos ombreados. Nossas instituições trabalham diuturnamente na missão de fazer justiça para esse povo tão dolorido, tão castigado como é o brasileiro. Mas não esmorecemos. Muitas vezes divergimos e esta é a riqueza da natureza dialética do Direito. Mas isso ocorre no campo das ideias, sempre com muito respeito. Não há vencedores e nem vencidos. Há o exercício da Justiça”, disse ao cumprimentar os presentes ao evento.
Homenageado
Natural de Maceió, Humberto Eustáquio Soares Martins é graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Entre 1979 e 2006, integrou o Ministério Público do Estado de Alagoas, foi procurador do Estado, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas e se tornou desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia.
Martins tomou posse como ministro do STJ em 2006. Foi membro da Segunda Turma e da Primeira Seção – colegiados de direito público – e, atualmente, compõe a Corte Especial. Exerceu ainda, entre outros, os cargos de ouvidor e vice-presidente do STJ, corregedor nacional de Justiça, corregedor-geral da Justiça Federal e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Presidente do Tribunal da Cidadania e do Conselho da Justiça Federal (CJF) desde agosto de 2020, o ministro Humberto Martins tem como bússola da sua trajetória na Corte a busca constante pela aproximação entre o cidadão e o Poder Judiciário.