MPES recebe a visita institucional da diretoria executiva da Vale
07/10/2021A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, recebeu na terça-feira (05/10) a visita institucional da diretoria executiva da Vale, sob o comando do diretor de Pelotização, Cláudio Mendes, que estava acompanhado do gerente de Relações Institucionais, José Lúcio Soares; do gerente-executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Luiz Gustavo de Oliveira; e da gerente do setor Jurídico, Renata Padilha. Os executivos destacaram a importância do diálogo entre o MPES e a empresa e reafirmaram que a Vale vem dando continuidade aos compromissos assumidos no Termo de Compromisso Ambiental (TCA), assinado em setembro de 2018 com o objetivo de reduzir as taxas de emissão de poluentes e melhorar a qualidade do ar na Grande Vitória.
Os diretores informaram ainda que a empresa tem utilizado a melhor tecnologia disponível no mundo com a meta de conter as emissões. Conforme estabelecido no TCA, a Vale tem de cumprir um conjunto de medidas até 2023 para reduzir as taxas de emissão de poluentes atmosféricos do Complexo de Tubarão. Todas as ações adotadas pela empresa nesse sentido são diuturnamente acompanhadas e fiscalizadas pelo MPES e outras instituições.
O Termo de Compromisso também foi assinado com a ArcelorMittal. O investimento global por parte das empresas ultrapassa os R$ 2 bilhões. A assinatura do TCA segue a diretriz resolutiva, conforme orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A meta é buscar de forma consensual um meio ambiente sustentável para todos e, sobretudo, alcançar de forma mais efetiva e ágil resultados positivos para a população.
O dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do MPES, promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, também participou do encontro, realizado no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, na sede do MPES, em Vitória, com todos os cuidados necessários de biossegurança e em conformidade com as normas sanitárias vigentes durante a pandemia.