Fortalecendo Redes: MPES debate violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha em Rio Bananal
25/10/2021
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou na terça-feira (19/10) mais uma oficina virtual para debater a violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha. O evento faz parte do Projeto “Fortalecendo Redes: políticas públicas para mulheres no território” e teve como objetivo fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência em Rio Bananal. Mais de 40 pessoas participaram do evento.
Conduzida pela coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, a capacitação foi voltada para promotores de Justiça, assessores e estagiários da Promotoria de Justiça de Rio Bananal, além de profissionais que atuam no atendimento às mulheres em situação de violência, como conselheiras do Conselho Municipal de Assistência Social e demais interessados.
A coordenadora destacou que o núcleo tem atuação em todo o Estado e que busca sempre fomentar políticas públicas de proteção às mulheres em situação de violência e dar o devido assessoramento jurídico aos promotores de Justiça, entre outras atribuições.
A palestra que abriu a oficina foi ministrada pela psicóloga do Nevid, Jocilene Marquesini Mogim, teve como tema os “Aspectos psicossociais da violência de gênero e violência doméstica e familiar contra as mulheres”. A palestrante pontuou que esse tipo de violência tem um processo produtivo que deve ser compreendido para, então, ser enfrentado. Em seguida, a assistente social do Nevid, Bianca Barcelos Rodrigues ministrou a palestra “Rede de atendimento às mulheres em situação de violência”.
Após a fala das palestrantes, a promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares abordou os aspectos gerais da Lei Maria da Penha, como os eixos abrangidos pela legislação e a importância de que as vítimas recebam informações adequadas para se protegerem. Em seguida, abriu espaço para perguntas e debate.
A gravação do evento estará disponível no canal do Ceaf no Microsoft Teams.