MPES participa da posse do novo mandato do procurador-chefe do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi
04/11/2021![](https://mpes.mp.br/wp-content/uploads/2023/10/ImagemNoticia-582-1024x723.jpeg)
A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou na quarta-feira (03/11) da solenidade de posse do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi, e da procuradora do Trabalho Janine Milbratz Fiorot no cargo de vice-procuradora-chefe, para o biênio 2021-2023. A cerimônia, realizada de forma híbrida na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, na Enseada do Suá, em Vitória, contou com a presença da governadora em exercício do Espírito Santo, Jacqueline Moares; do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, além de outras autoridades, e seguiu todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.
Em discurso na solenidade, Luciana Andrade recebeu os presentes e destacou a satisfação em contribuir para um momento tão importante para o MPT, reforçando que o alinhamento de longa data entre as instituições continuará firme com a coesão de esforços, respeitando a autonomia institucional e a independência de membras e membros. Luciana Andrade disse ainda torcer para que a gestão do novo procurador-chefe seja vitoriosa e continue fortalecendo os laços de cooperação e de integração entre as instituições. “É sempre gratificante saber que temos na liderança de uma instituição de tamanha relevância uma pessoa que cultiva valores muito elevados, de um pensamento voltado para o bem das pessoas e para a fraternidade da nossa sociedade”, discursou.
Emocionado ao proferir seu discurso, Estanislau falou sobre a sua infância humilde e agradeceu aos pais, à esposa e aos colegas que o incentivaram e apoiaram. Mencionou também os colegas procuradores, com quem disse aprender e reproduzir suas virtudes. “Sempre farão com que o MPT faça a diferença no Espírito Santo, colaborando com a redução do número de crianças trabalhando, a eliminação dos lixões, a organização dos catadores de materiais recicláveis, a existência de relações sindicais maduras, para a redução dos acidentes de trabalho, para a introdução de aprendizagem nas unidades de internação de menores, para a profissionalização dos presos e egressos no sistema prisional e em tantas outras relevantes frentes de trabalho”, ressaltou.
Ao anunciar seu programa de gestão, o procurador afirmou que continuará com as boas práticas das gestões anteriores, além de colaborar com a administração superior e plantar os novos processos e métodos por ela determinados. Também anunciou que atuará para melhorar a relação com outras instituições e propriedades privadas e, principalmente, melhorar a resposta do MPT à sociedade.
A governadora em exercício destacou a atuação em conjunto entre o governo do Estado, o MPES, o MPT-ES e o Tribunal de Contas do Estado durante a pandemia, ressaltando a admiração quanto à atuação do MPES na defesa dos direitos das pessoas e na promoção de políticas públicas. “O Espírito Santo virou o melhor ambiente de negócios do Brasil por conta dos números positivos que nós alcançamos e que resultam também das relações institucionais, que podem se resumir a uma só palavra: harmonia”, finalizou.
Também estiveram presentes na cerimônia o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo, Edmar Gomes Machado; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, Marcello Maciel Mancilha; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, Valério Soares Heringer; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, José Antônio de Freitas Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho; o superintendente Regional do Trabalho no Espírito Santo, Alcimar das Candeias da Silva; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun.
Confira as fotos do evento.
Confira a transmissão do evento.