MPES participa da posse de Eder Pontes como novo desembargador do Tribunal de Justiça
22/11/2021A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, e membros da instituição estiveram presentes, na tarde de segunda-feira (22/11), à posse administrativa do procurador de Justiça Eder Pontes da Silva como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES). A posse, conduzida pelo presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, foi realizada no Salão Nobre da instituição, e contou com a participação do vice-presidente da Corte, José Paulo Calmon Nogueira da Gama, e de desembargadores, como Fernando Zardini Antonio, Fábio Clem de Oliveira, Carlos Simões Fonseca, Adalto Dias Tristão e Samuel Meira Brasil, e da presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Marianne Judice de Mattos, entre outros magistrados.
Emocionado, o presidente do TJES lembrou que trabalhou no Fórum de Vitória com o pai de Eder Pontes, o magistrado Jercy da Silva, de quem era amigo, e desejou sucesso ao novo desembargador. “Tenho certeza de que o doutor Jercy da Silva está lá no plano superior dando um sorriso bem grande, de alegria. Seja independente, a independência do magistrado é o carro-chefe de um Judiciário forte. Seja bem-vindo, e que Deus o ilumine”, afirmou.
Eder Pontes disse que a posse representa o “coroamento de uma carreira”, da qual se orgulha muito, e abordou a nova trajetória. “Tenho noção exata da responsabilidade da missão que me espera, porque eu encaro isso como uma verdadeira missão, e espero aqui, estando ombreado com os meus pares, que possamos trabalhar juntos para o bem da sociedade, os jurisdicionados capixabas, mas também trabalhar para colaborar na construção de uma instituição cada vez mais forte, célere e respeitada. O Poder Judiciário merece respeito, pois tem cumprido o seu papel de forma exemplar no âmbito de suas atribuições”, destacou o desembargador empossado.
Para a procuradora-geral de Justiça, Eder Pontes vai agregar ainda mais qualidade à atuação da Corte. “O agora desembargador Eder Pontes deixa uma enorme contribuição ao Ministério Público capixaba, onde modernizou e fortaleceu a instituição, e ao Ministério Público brasileiro, tendo se tornado uma liderança nacional amplamente reconhecida. Atuou em muitas frentes como promotor de Justiça, como procurador de Justiça e ainda como procurador-geral de Justiça por três gestões, alcançando amplo conhecimento jurídico, administrativo e político, em razão do diálogo permanente que sempre manteve com os mais diversos órgãos, instituições e agentes públicos. Ele leva agora todos esses saberes e esse arcabouço de conhecimento para o Poder Judiciário, onde certamente contribuirá para engrandecer ainda mais a instituição em benefício de toda a sociedade.”
Além da procuradora-geral de Justiça, a posse administrativa contou com as presenças da subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPES, Elda Spedo; do secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; do gerente-geral da instituição, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva; da promotora de Justiça Claudia dos Santos Garcia, assessora junto ao Gabinete da procuradora-geral de Justiça; do presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa; e do procurador de Justiça Cléber Pontes da Silva, irmão do novo desembargador.
O novo membro do TJES foi escolhido pelo governador Renato Casagrande, a partir da lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno e encaminhada pelo TJES, segundo a regra do quinto constitucional, disposta no artigo 94 da Constituição Federal, que prevê que 1/5 dos membros do tribunal seja composto por advogados e membros do Ministério Público Estadual.