MPES participa de posse solene do desembargador Eder Pontes no Tribunal de Justiça
03/12/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e da subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPES, Elda Spedo, participou na quinta-feira (02/12) da posse solene do ex-procurador de Justiça Eder Pontes da Silva como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES). A cerimônia, que foi realizada de forma híbrida – presencial e virtual – contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de diversas autoridades, e foi conduzida pelo presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, que deu posse também aos juízes de Direito Júlio Cesar Costa de Oliveira, Rachel Durão Correia Lima e Helimar Pinto.
A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou de forma virtual e a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPES, Elda Spedo, esteve presencialmente, compondo a mesa de honra.
O desembargador Adalto Dias Tristão deu as boas-vindas aos novos desembargadores e destacou que a disputa pelas vagas foi acirrada, mas muito respeitosa e honrada.
Escolhido para o cargo pelo governador Renato Casagrande, a partir da lista tríplice formada pelo Pleno do TJES, Eder Pontes discursou em tom de alegria, gratidão e entusiasmo pelo novo desafio, que representa o coroamento de sua vida profissional, e prometeu zelar pela justiça, em prol de uma sociedade mais igualitária e humana.
“Celebro hoje uma importante transição da minha trajetória profissional, redirecionando a bússola para uma nova estrada a seguir. O que não significa que o caminho outrora percorrido não era o ideal. Ao contrário, foi ele que me trouxe até aqui. Por isso, ao olhar para trás me sinto orgulhoso e grato pela minha história no MPES, notadamente pelas inúmeras realizações funcionais e o fiel cumprimento ao múnus constitucional. De igual modo, pelas respeitosas relações pessoais e de amizade que lá conquistei”, afirmou.
O presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, encerrou o evento destacando que o momento de posse celebra uma gestão única, que enfrentou problemas fiscais orçamentários, estruturais, aposentadorias e um inimigo inédito, que foi a pandemia de Covid-19. “Não foi fácil, mas conseguimos vencer os desafios e hoje compartilhamos com vossas excelências desse sonho dos candidatos. Tudo que se espera de um desembargador é que ele continue o belíssimo trabalho que fez na função de magistrado e de membro do Ministério Público, mantendo até o final os mais importantes predicados da carreira, obrigações indisponíveis do legislador: a imparcialidade, a independência, a fidelidade à justiça, o amor ao próximo e ao Estado do Espírito Santo. Parabéns, sejam bem-vindos, meus colegas”, declarou.
A posse foi transmitida pelo canal do TJES no YouTube. A gravação do evento está disponível no endereço: http://www.youtube.com/portaltjes