Ministérios Públicos dos Estados inauguram sede de representação em Brasília
07/12/2021Os Ministérios Públicos dos Estados do Espírito Santo (MPES), Acre (MPAC), Amapá (MPAP), Bahia (MPBA), Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS) e Roraima (MPRR) inauguraram, na terça-feira (07/12), uma sede compartilhada de representação, em Brasília. A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, outros integrantes do MPES e do Ministério Público brasileiro participaram da inauguração do novo espaço, que dispõe de aproximadamente mil m². A sede compartilhada possibilitará estabelecer um diálogo mais direto entre os MPs, concretizando uma atuação mais profícua na busca pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses da sociedade.
Localizada próxima aos escritórios dos Ministérios Públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, a nova estrutura permitirá também a aproximação das instituições junto ao Congresso Nacional, ao Ministério da Justiça, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos Tribunais Superiores.
Durante a solenidade, a procuradora-geral de Justiça do MPES destacou a implantação da nova sede como um momento de avanço para a instituição, que estará unida aos demais Ministérios Públicos Estaduais na defesa dos direitos dos cidadãos e das garantias fundamentais. “Consolidamos este momento importante para a democracia. Digo para a democracia e para a República, porque um Ministério Público forte trabalha com mais qualidade, traz mais resultados para a sociedade. É o Ministério Público que nós desejamos, que perseguimos e que concretizamos também hoje com este espaço. Juntos vamos fazer ainda mais pelo povo brasileiro”, ressaltou Luciana Andrade.
A inauguração do espaço contou também com a presença do secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; do gerente-geral do MPES, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva; do presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa; da promotora de Justiça do MPES e membro auxiliar da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP), Andrea Teixeira de Souza; e do senador Marcos do Val.
Também participaram da solenidade a procuradora-geral de Justiça do MPAC, Katia Rejane de Araújo Rodrigues; a presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei; a procuradora-geral de Justiça do MPBA, Norma Cavalcanti; a procuradora-geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa; o procurador-geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; e o secretário-geral do MPMT, Milton Mattos da Silveira, representando o procurador-geral de Justiça do MPMT, José Antônio Borges Pereira; e demais autoridades.
Fotos: Ana Carolina Vasques/MPMS
Confira as fotos