Ministérios Públicos dos Estados inauguram sede de representação em Brasília

Os Ministérios Públicos dos Estados do Espírito Santo (MPES), Acre (MPAC), Amapá (MPAP), Bahia (MPBA), Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS) e Roraima (MPRR) inauguraram, na terça-feira (07/12), uma sede compartilhada de representação, em Brasília. A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, outros integrantes do MPES e do Ministério Público brasileiro participaram da inauguração do novo espaço, que dispõe de aproximadamente mil m². A sede compartilhada possibilitará estabelecer um diálogo mais direto entre os MPs, concretizando uma atuação mais profícua na busca pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses da sociedade.  

Localizada próxima aos escritórios dos Ministérios Públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, a nova estrutura permitirá também a aproximação das instituições junto ao Congresso Nacional, ao Ministério da Justiça, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos Tribunais Superiores. 

Durante a solenidade, a procuradora-geral de Justiça do MPES destacou a implantação da nova sede como um momento de avanço para a instituição, que estará unida aos demais Ministérios Públicos Estaduais na defesa dos direitos dos cidadãos e das garantias fundamentais. “Consolidamos este momento importante para a democracia. Digo para a democracia e para a República, porque um Ministério Público forte trabalha com mais qualidade, traz mais resultados para a sociedade. É o Ministério Público que nós desejamos, que perseguimos e que concretizamos também hoje com este espaço. Juntos vamos fazer ainda mais pelo povo brasileiro”, ressaltou Luciana Andrade. 

A inauguração do espaço contou também com a presença do secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; do gerente-geral do MPES, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva; do presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa; da promotora de Justiça do MPES e membro auxiliar da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP), Andrea Teixeira de Souza; e do senador Marcos do Val. 

Também participaram da solenidade a procuradora-geral de Justiça do MPAC, Katia Rejane de Araújo Rodrigues; a presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei; a procuradora-geral de Justiça do MPBA, Norma Cavalcanti; a procuradora-geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa; o procurador-geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; e o secretário-geral do MPMT, Milton Mattos da Silveira, representando o procurador-geral de Justiça do MPMT, José Antônio Borges Pereira; e demais autoridades.  

Fotos: Ana Carolina Vasques/MPMS
Confira as fotos