Procuradora-geral de Justiça visita Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do TRE-ES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, visitou na manhã de sexta-feira (10/12) a sede do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), acompanhada pelo presidente desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, que apresentou o local também para membros do Pleno, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e convidados. Em funcionamento virtual desde abril de 2020, o espaço físico pode ser conhecido devido à flexibilização dos protocolos sanitários de prevenção à contaminação por Covid-19. Meira Brasil deixou a presidência do TRE-ES à tarde, quando os desembargadores Jose Paulo Calmon Nogueira da Gama e Namyr Carlos de Souza Filho foram empossados presidente e vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral capixaba.

Criado na gestão do presidente Samuel Meira Brasil Júnior e coordenado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial destacou-se pelo desenvolvimento de iniciativas importantes como o premiado chatbot BEL, a assistente virtual da Justiça Eleitoral capixaba, treinada para responder às perguntas mais comuns dos eleitores no período eleitoral, desenvolvida para utilização em celulares Android e Iphone, bem como em computadores e notebooks; e o Justifica, um aplicativo que permite aos eleitores fazerem a justificativa de ausência de domicílio eleitoral no dia da votação, em seu próprio aparelho celular. O aplicativo foi utilizado com sucesso nas Eleições 2020.

O laboratório atua de forma virtual desde o início da pandemia da Covid-19 e a inauguração do espaço físico é uma forma de ampliar sua área de atuação, com a abertura de um local dedicado ao desenvolvimento de novos serviços e produtos voltados para o atendimento dos usuários da Justiça Eleitoral.

O ambiente virtual do laboratório conta com um auditório para conferências, um centro de convivência com exposições de obras de arte e outras funcionalidades que possibilitam uma interação melhor entre servidores da sede e dos cartórios eleitorais.

Clique aqui para conhecer o ambiente virtual

*Com informações do site do TRE-ES