MPES participa da posse do desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama como presidente do TRE
13/12/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, participou da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, para o biênio 2022/2023. Ele estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba nas Eleições de 2022. Na mesma solenidade, o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de corregedor regional eleitoral. A cerimônia foi realizada no auditório do TRE-ES, em Vitória, seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.
Em discurso de despedida, o presidente do TRE-ES no biênio 2020/2021, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, agradeceu aos pares e aos servidores da Justiça Eleitoral capixaba pelo apoio durante a sua gestão. “Foi um período difícil em que nós tivemos que enfrentar uma situação desafiadora, que foi a pandemia da Covid-19. Mesmo diante desse desafio e das dificuldades que surgiram, eu encontrei no TRE empenho, vontade, dedicação e criatividade com um único propósito: assegurar eleições límpidas, transparentes e legítimas”, destacou.
O discurso de saudação aos novos membros do TRE-ES foi feito pelo juiz Ubiratan Almeida Azevedo, membro titular da Classe dos Juízes de Direito, que destacou para os presentes a atuação marcante dos empossados na história da magistratura capixaba e o desafio que deverão enfrentar nas eleições do próximo ano.
O novo presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, discursou emocionado agradecendo o apoio da família e dos colegas de magistratura. Em seguida, reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de desinformação e de acirramento político em todos os campos. Ressaltou que a nova gestão dará atenção à preservação do regime democrático; o combate às Fake News; e à garantia da cibersegurança.
“Da gestão que ora se inicia, pode-se esperar energia positiva, suor, trabalho árduo e contínua vigília, com o irrestrito apoio da equipe altamente qualificada que integra os quadros desta Corte Eleitoral. Até porque, sozinho, com uma só asa, ninguém chega ao cume”, afirmou.
O promotor de Justiça Marcelo Lemos parabenizou os empossados e desejou sucesso a Paulo Calmon Nogueira da Gama e Namyr Carlos de Souza Filho. “O Ministério Público deseja sucesso nesta nova jornada que se inicia. Temos certeza que a Justiça Eleitoral capixaba continuará sendo referência no nosso Brasil e conduzirá com maestria o processo eleitoral de 2022”, disse.
Também estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; entre outras autoridades.