MPES participa da solenidade de recondução de Rodrigo Chamoun como presidente do TCE-ES
13/12/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça Luciana Andrade, participou, na segunda-feira (13/12), da solenidade de recondução do conselheiro Rodrigo Chamoun como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para os próximos dois anos. Também tomaram posse os conselheiros Rodrigo Coelho do Carmo, Sérgio Aboudib e Domingos Taufner nos cargos de vice-presidente, corregedor e ouvidor, respectivamente.
Em discurso, Rodrigo Chamoun agradeceu o apoio da família, dos pares e dos servidores da instituição, abordou os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19 e destacou que o Tribunal de Contas capixaba continuará atuando para cumprir o papel de guardião da administração pública, garantindo finanças públicas equilibradas, assegurando a efetividade das políticas públicas e a eficiência das aquisições governamentais, prometendo uma gestão ainda mais contemporânea do controle externo.
“O Tribunal de Contas do futuro não deve ser algoz dos gestores públicos. Pelo contrário. Ele atua como um parceiro estratégico, estabelece interação produtiva com o ente auditado e compartilha conhecimento, visando a melhoria da governança pública geral. O Tribunal de Contas do futuro não deve causar pânico e paralisia, longe disso. Deve orientar, alertar e corrigir rumos. O Tribunal de Contas do futuro já chegou ao Espírito Santo nesta construção de dez anos”, afirmou.
A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, parabenizou os empossados, desejando sucesso a Chamoun e a toda a administração do órgão, e reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo TCE-ES e da parceria entre as instituições em prol da sociedade capixaba. “Temos uma parceria importante, fruto do alinhamento entre as instituições construído ao longo do tempo. Um relacionamento republicano, de duas instituições que são essenciais para o estado democrático de direito. Desejo sucesso ao presidente Rodrigo Chamoun e a toda equipe”, disse Luciana Andrade, que participou da solenidade de forma virtual.
Também estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa; secretários de Estado; prefeitos; entre outras autoridades.