MPES recebe selo do CNMP por contribuir para a promoção da cultura do respeito à diversidade humana
13/12/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) receberá do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na segunda-feira (13/12), às 17 horas, o selo de reconhecimento de boas práticas que contribuem para a promoção da cultura do respeito à diversidade humana. O objetivo da cerimônia “Diversidade nas Instituições: selo de reconhecimento de boas práticas” é comemorar o primeiro aniversário do projeto “Respeito e Diversidade”, em meio às ações que remetem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. O selo de prestígio será concedido às unidades do Ministério Público, associações e outras entidades aderentes ao projeto cujas ações têm pertinência aos propósitos do respeito e diversidade. A entrega do selo contemplará dezoito unidades do MP e mais sete instituições parceiras.
Participarão da cerimônia o presidente do CNMP, Augusto Aras; o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux; o diretor da Escola Superior do Ministério Público da União, Alcides Martins; além de conselheiros do CNMP e representantes da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Ainda durante o encontro, que será realizado no auditório do CNMP, com transmissão pelo canal oficial do CNMP no Youtube, será formalizada uma parceria com o CNJ, por meio de assinatura de termo de adesão. As instituições divulgarão as atividades que serão realizadas em conjunto. Outra iniciativa a ser divulgada é a promoção de curso sobre o tema liberdade de expressão, realizado em colaboração com a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Ordem dos Advogados do Brasil/DF.
Projeto
Lançado em 10 de dezembro de 2020, o projeto “Respeito e Diversidade”, iniciativa da presidência do CNMP com a Escola Superior do Ministério Público da União e o Ministério Público Federal, guarda o propósito de realizar ações interinstitucionais voltadas a contribuir com a reflexão, discussão e iniciativas que promovam a cultura do respeito à diversidade humana, ao pluralismo de ideias e opiniões referentes a aspectos sociais, políticos, de gênero, de raça, de credo, entre outros.
Ao longo do ano de 2021, além de entregar premiações, o projeto também realizou e apoiou a execução de ações em parcerias, visando à disseminação da cultura contra a discriminação e o fomento de conhecimento por meio de cursos, seminários e podcasts, envolvendo comissões do CNMP, unidades ministeriais e a sociedade civil brasileira.