MPES participa de posse de conselheiros do CNMP

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou da posse, para o biênio 2021-2023, de seis conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em solenidade realizada durante a 19ª Sessão Ordinária de 2021, na manhã de terça-feira (14/12), na sede da instituição, em Brasília.

Foram reconduzidos ao cargo de conselheiro Oswaldo D’Albuquerque e Rinaldo Reis, representantes dos Ministérios Públicos estaduais. Para o primeiro mandato foram nomeados e empossados Ângelo Fabiano Farias (Ministério Público do Trabalho); Antônio Edílio Magalhães Teixeira (Ministério Público Federal); Daniel Carnio Costa (Superior Tribunal de Justiça) e Paulo Cezar Passos (Ministério Público estadual). O mandato de conselheiro é de dois anos, permitida uma recondução por igual período.

Foto

(Foto: a procuradora-geral de Justiça do MPES ao lado dos conselheiros Paulo Passos – à esquerda – e Oswaldo D’Albuquerque – à direita.)

A procuradora-geral de Justiça parabenizou os empossados e externou os votos para que tenham um mandato exitoso. “A atuação de membras e membros no CNMP muito dignifica o Ministério Público brasileiro. Esperamos que todos os que tomaram posse hoje, sobretudo neste dia tão especial, de comemoração do Dia do Ministério Público, possam contribuir e continuar contribuindo – no caso daqueles que foram reconduzidos -, com o engrandecimento da nossa instituição em todo o país”, afirmou Luciana Andrade, após sessão ordinária.

O secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, e a assessora do Gabinete da PGJ, promotora de Justiça Claudia Santos Garcia, também estiveram presentes à solenidade.

Os seis conselheiros que tomaram posse farão parte da composição que tem como integrantes o presidente do CNMP, Augusto Aras, o corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel (Ministério Público Militar), e os conselheiros Otavio Luiz Rodrigues Jr. (Câmara dos Deputados), Moacyr Rey Filho (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) e Engels Augusto Muniz (Senado Federal).

Além dos integrantes do CNMP e da procuradora-geral de Justiça do MPES, a sessão contou com a presença de membras e membros dos diversos ramos do Ministério Público brasileiro, como o procurador-geral do Trabalho, José de Lima; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte; o diretor da Escola Superior do Ministério Público da União, Alcides Martins; entre outras autoridades.

– Com informações da Secretaria de Comunicação Social do CNMP