MPES participa da posse do desembargador Fabio Clem de Oliveira como presidente do TJES
17/12/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, para o biênio 2022-2023. Ele assumiu o comando do Judiciário no lugar do desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, que participou do ato de transferência do cargo. Na solenidade, também foram empossados os membros da nova mesa diretora: o vice-presidente do TJES, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, e o vice-corregedor, desembargador Walace Pandolpho Kiffer.
A mesa de honra da cerimônia de posse foi composta pela procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade; pelo governador do Estado, Renato Casagrande; pela vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho; pelo subdefensor público-geral do TJES, Vinicius Chaves de Araújo; pelo presidente do Tribunal Regional de Trabalho, desembargador Marcello Maciel Mancilha; pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Rodrigo Chamoun; e pelo diretor do foro de Justiça Federal do Estado, Fernando Mattos.
No discurso de despedida, o presidente do TJES durante o biênio 2020/2021, Ronaldo Gonçalves de Souza, prestou uma homenagem às vítimas da Covid-19, agradeceu a todos que contribuíram com a sua gestão e desejou sucesso aos novos dirigentes. “O dia hoje é da nova gestão, que assume um trabalho difícil e árduo, mas gratificante. Peço desde logo que Deus e nossa Senhora os abençoe nessa jornada, pois o fardo sobre os ombros aumentará significantemente e, somente os que sentaram aqui sabem mensurar as dificuldades que enfrentaram”, ressaltou.
O decano da Corte, desembargador Adalto Dias Tristão, encarregado de saudar a nova mesa diretora, desejou uma gestão profícua aos empossados. Para o magistrado, a nova mesa diretora vai, sem dúvida, “cumprir sua missão constitucional com serenidade, imparcialidade, segurança e eficiência. Com muito equilíbrio e serenidade, bom senso e, sobretudo, com muita sabedoria”, destacou.
O novo presidente, desembargador Fabio Clem de Oliveira, também manifestou respeito e solidariedade às famílias enlutadas que perderam parentes e amigos para a Covid-19, e frisou que assume o cargo com a perfeita consciência da impessoalidade da atividade e da elevada honra da função. “Encaro-a como o cumprimento de mais um ciclo a que me dispus, comparo-a a uma corrida de revezamento, em cujo percurso que me cabe, dispensarei toda dedicação para fazer o melhor possível, pois não há soluções mágicas e nem planos mirabolantes para o complexo de demandas que o Poder Judiciário do Espírito Santo tem tido a necessidade de administrar, ora por razões orçamentárias, ora por razões fiscais”, enfatizou.
Fabio Clem de Oliveira ainda ressaltou que a meta que guiará o biênio 2022-2023 será a conclusão da implantação do Processo Judicial Eletrônico em todas as unidades judiciárias do Estado, seu constante aperfeiçoamento, a adoção de ferramentas tecnológicas, que capacitem e modernizem as rotinas administrativas, possibilitem o acompanhamento diário do cumprimento de metas, e confiram agilidade e eficiência o sistema de execução das atividades.
A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, parabenizou os empossados, e desejou sucesso a Clem e a toda a administração do órgão, reforçando a importância da parceria entre as instituições em prol da sociedade capixaba. “Desejo que esse próximo mandato seja de êxito, de muito sucesso e de ainda mais resultados para a sociedade capixaba. Nós, do Ministério Público, estamos à disposição para seguir nesse alinhamento em prol da defesa dos direitos fundamentais e da concretização da justiça”, disse Luciana Andrade.
Também estiveram presentes no evento a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Juliana Campos Hortas; o secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares Albuquerque; e os presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargadores José Paulo Calmon Nogueira da Gama e Namyr Carlos de Souza Filho, entre outras autoridades.
Fotos: Leonardo Duarte e Assessoria TJES