Ouvidoria do MPES conclui 94,3% das 6.697 manifestações recebidas no segundo semestre de 2021

Buscando atender a população de forma cada vez mais ágil e eficiente, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) concluiu 6.316 das 6.697 manifestações encaminhadas pelos cidadãos no segundo semestre de 2021, o que corresponde a 94,3% do total. De 1º de julho a 31 de dezembro de 2021, o setor recebeu 6.014 manifestações pela internet, 445 por telefone, seis por cartas, duas por ofício e 223 pelo canal de denúncias Disque 100 (Disque Direitos Humanos), do Governo Federal. Os encaminhamentos anônimos somaram 4.839, o equivalente a 72,25% da totalidade recebida.

Os assuntos mais demandados na esfera de atuação do Ministério Público Estadual foram nas áreas de Meio Ambiente, com 695 manifestações, seguidos por Saúde (687), Improbidade Administrativa (636), Concurso Público (524), Serviços Públicos (408) e Educação (394).

Das demandas ainda não concluídas, 191 estão em análise e 54 obtiveram andamento. Outras 30 manifestações foram encaminhadas para órgãos púbicos e aguardam resposta, enquanto 40 foram devolvidas e 66 estão em fase de triagem.

Veja o infográfico com os dados.

No total, em 2021, a Ouvidoria do MPES concluiu 13.693 manifestações das 14.105 recebidas, se somados os números do primeiro e do segundo semestre. Nos primeiros seis meses do ano passado, o setor finalizou 7.377 das 7.408 demandas enviadas pelos cidadãos.

Veja também: Ouvidoria do MPES conclui 99,6% das 7.408 manifestações recebidas no primeiro semestre de 2021 

Atividade
O ouvidor-geral do MPES, procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Sousa, ressaltou que os resultados do ano de 2021 refletem, além do empenho da equipe da Ouvidoria, a efetividade e o compromisso público nas ações do Ministério Público capixaba. “A Ouvidoria é a porta de entrada dos cidadãos a nossa instituição e todas as demandas recebidas são analisadas com toda a atenção, celeridade e seriedade para atender devidamente as pessoas que nos procuraram a fim de resguardar seus direitos”, destacou.  

Um dos destaques da Ouvidoria no segundo semestre de 2021 foi a criação da Ouvidoria das Mulheres, um canal específico para atender de forma humanizada e diferenciada denúncias de violência doméstica e demais crimes cometidos contra as mulheres.  A procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva foi designada para exercer a função de Ouvidora das Mulheres do MPES no anuênio 2021/2022.

“Além de trabalharmos para dar todo o acolhimento às vítimas, com o atendimento realizado apenas por mulheres, atuamos para buscar a punição dos responsáveis e para ampliar as ações voltadas à extinção de qualquer ação ou conduta baseada no gênero que cause danos às mulheres”, salientou a procuradora de Justiça Karla Sandoval.

A Ouvidoria das Mulheres pode ser acessada por meio do ramal 1 do número 127, do número de WhatsApp (27) 99202-5796, do site ouvidoria.mpes.mp.br e do e-mail ouvidoriadasmulheres@mpes.mp.br, além do atendimento nas Promotorias de Justiça e na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória. A Ouvidoria das Mulheres foi lançada em 22 de setembro.

Veja também:
MPES lança a Ouvidoria das Mulheres, canal direto para denúncias de violência contra a mulher  

Ouvidoria das Mulheres do MPES oferece atendimento humanizado para vítimas de violência 

A população pode denunciar casos de irregularidades à Ouvidoria do MPES, inclusive de forma anônima, pelos seguintes canais: telefone 127; e-mail: ouvidoria@mpes.mp.br; site ouvidoria.mpes.mp.br; aplicativo para Android e iOS MPES Cidadão; além das Promotorias de Justiça das cidades capixabas e da sede do MPES, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.     

Veja o relatório da Ouvidoria.

Assuntos das manifestações.