MPES elege novo corregedor-geral e novo ouvidor
21/02/2022
Em sessão realizada na segunda-feira (21/02), o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) elegeu para os cargos de corregedor-geral e ouvidor da instituição, respectivamente, os procuradores de Justiça Gustavo Modenesi Martins da Cunha e Humberto Alexandre Campos Ramos, para atuação no biênio 2022/2024. As posses para os dois cargos estão previstas para o dia 28 de março em sessão solene.
Eleito com 18 votos, o procurador de Justiça Gustavo Modenesi concorreu ao cargo com a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Elda Márcia Moraes Spedo, que recebeu 11 votos. O novo corregedor é formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ingressou no MPES em 1992, tendo atuado como promotor de Justiça substituto e promotor de Justiça Titular em diversas comarcas do interior e também da Grande Vitória, como a Promotoria de Justiça Cível da Serra e Cível e Criminal de Vila Velha. Em 2016 tomou posse como procurador de Justiça Criminal. Também foi dirigente dos Centros de Apoio da Infância e da Juventude (CAIJ) e Criminal (CACR), trabalhou na Assessoria Jurídica do procurador-geral de Justiça, na Assessoria da Corregedoria-Geral, foi subprocurador de Justiça Institucional e subcorregedor-geral de Justiça.
Já o procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos recebeu 17 votos e foi eleito ouvidor pelo Colégio de Procuradores. Ele concorreu ao cargo de ouvidor com a procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva, que obteve 12 votos. Humberto Ramos, após ter passado por diversas comarcas do interior e da Grande Vitória como promotor de Justiça, atua como 1º procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Recursal desde 2017. É ex-presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), especialista e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa.