MPES inaugura o Pacto Ecológico Capixaba de Viana
21/02/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Prefeitura de Viana inauguram nesta terça-feira (22/02) o “Pacto Ecológico Capixaba”. A iniciativa surgiu diante da necessidade de se fomentar e fortalecer o sistema de agricultura orgânica e agroecológica no âmbito do Estado do Espírito Santo e terá seu início no Município de Viana.
A coordenadora do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat), promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, também é a coordenadora e idealizadora do projeto. Segundo ela, o objetivo do pacto é identificar, diagnosticar e traçar estratégias em torno da transição da agricultura convencional para a agroecológica e orgânica. “A iniciativa surgiu diante da verificação de que a agricultura convencional conta com diversos incentivos que não são disponibilizados para a agroecológica ou orgânica, não obstante essas sejam mais comprometidas com o ideal de sustentabilidade planetária que se busca atualmente”, observou.
Além do MPES e da Prefeitura de Viana, também são parceiros do projeto a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Câmara de Vereadores de Viana e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O “Pacto Ecológico Capixaba – Rumo à Agricultura Agroecológica e Orgânica de Viana” será realizado das 8h às 16 horas, de forma híbrida – presencial e virtual – no Recanto dos Lagos, que fica na rua Getúlio Vargas, no Bairro Universal, em Viana. O evento estará disponível para acompanhamento pelo link: