CADC divulga mutirão para auxiliar pessoas físicas com negociação de dívidas
08/03/2022Com o objetivo de orientar o consumidor a melhorar sua saúde financeira e evitar o endividamento, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), divulga a realização do Mutirão da Negociação e Orientação Financeira, que ocorrerá entre os dias 07 e 31 de março. Promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira de Procons, a iniciativa permitirá a negociação de dívidas através do site de mediação de conflitos consumidor.gov.br, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.
Pelo site, os interessados terão acesso ao link para o Registrato, sistema do Banco Centro que permite acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em nome da pessoa física perante as instituições financeiras. As dívidas aptas a negociação são as que estão em nome de uma pessoa natural (física); que estão em atraso; que foram contratadas com bancos ou financeiras; e as que não possuem bens em garantia.
Para aderir ao mutirão, o consumidor pode negociar com a instituição financeira pelo canal digital próprio de negociação do banco ou pelo site consumidor.gov.br. Na página, o interessado encontra um modelo de reclamação para se basear e redigir sua solicitação. Depois de enviada, o banco tem um prazo de 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.
Mais informações podem ser encontradas no site mutirão.febraban.org.br.