Luciana Andrade reforça a importância do diálogo entre as instituições em benefício da sociedade
11/03/2022Ao participar da 4ª Edição do Engajar Colatina, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, destacou, na quinta-feira (10/03), a importância do diálogo permanente entre as instituições em defesa dos direitos dos cidadãos capixabas. Abordando o tema “Ministério Público do Milênio: mais diálogo e resolutividade na busca da concretização da cidadania para todos”, Luciana Andrade afirmou que a instituição atua de forma antecipada, visando resolver problemas que afetam a população como um todo. O evento, que discutiu políticas públicas, transformação social e conexão de pessoas, foi promovido pela Prefeitura de Colatina, na Arena Unesc.
A procuradora-geral de Justiça explicou o novo modelo de Ministério Público resolutivo, proativo e com atuação efetiva no âmbito extrajudicial, por entender que a judicialização é a exceção, o último caminho. Afirmou também que a instituição hoje está cada vez mais moderna e próxima da população. “É um Ministério Público de maturidade, que pode sentar-se em uma mesa de diálogo e de autocomposição republicana para debater questões que interessam à população. É o Ministério Público menos demandista, que vai democraticamente construindo com a sociedade a sua cidadania plena”, disse na apresentação.
Luciana Andrade convidou também a sociedade a conhecer mais a instituição, que sempre estará de portas abertas para receber a todos em suas unidades existentes nos municípios capixabas. “Venham nos conhecer. População de Colatina, parlamentares, prefeito, outras autoridades, segmentos privados. Vão ao Ministério Público. Façam agendas conosco. Discutam as questões do município, vamos dialogar, em prol do bem comum, de modo que os conflitos não aconteçam por falta de conversa e de reciprocidade, desse instrumento democrático que é o convívio saudável e republicano do dia a dia do município”, afirmou.
Lembrando que março é o mês das mulheres, a procuradora-geral de Justiça reforçou ainda a importância da igualdade de gênero e do tratamento com equidade. Ressaltou ainda que a equidade de gênero deve estar na pauta das instituições e dos poderes constituídos, e mencionou que é a terceira mulher a ocupar o comando do MPES, mas que ainda há dificuldades de acesso aos órgãos públicos muitas vezes por carência na formação educacional. É preciso investir na formação das meninas, para que elas possam concorrem igualmente nos concursos públicos, porta de entrada das carreiras de Estado.
Avanços
Em outro momento, ao responder uma pergunta do promotor de Justiça de Colatina Marcelo Ferraz Volpato a respeito do uso da tecnologia no sistema de Justiça como auxílio na resolução de conflitos, Luciana Andrade assinalou que o MPES quebrou diversos paradigmas durante a pandemia de Covid-19 e consolidou a transformação dos meios analógicos para os digitais. “O investimento que vínhamos fazendo ao longo dos anos em tecnologia, gestão de processos e planejamento foi a nossa salvação. Foi o nosso milagre. Levamos o Ministério Público para dentro da casa das promotoras e promotores de Justiça e dos servidores por meio dos sistemas e processos eletrônicos.”
Também estiveram presentes e representaram o MPES no evento a promotora de Justiça de Colatina Bruna Legora de Paula Fernandes e a promotora de Justiça Cláudia Santos Garcia, assessora junto ao Gabinete da procuradora-geral de Justiça.
Ao abrir o seminário, o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, ressaltou os “Desafios de uma gestão pública inovadora, eficiente e humana”. “A gente trabalha numa interação muito forte com a ‘tríplice hélice’. Essa é a nomenclatura usada na inovação, na tecnologia, que é juntar a academia, os estudantes, juntar, seja indústria ou comércio, as atividades que precisam ser desenvolvidas e o poder público, que está financiando essa tríplice hélice. Rodar isso aí é o nosso maior objetivo”, disse Guerino Balestrassi, ao explicar os objetivos dos debates propostos.
A 4ª Edição do Engajar Colatina contou ainda com as palestras do economista e professor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Emanoel Márcio Nunes, que ministrou o tema “Agricultura e Desenvolvimento Rural: gestão, sustentabilidade e empreendedorismo”; do fundador e CEO da Azys Inovação, Denis Ferrari, que abordou a “Cidade Inovadora: como você pode construir a Colatina do futuro nos próximos três anos”; do arquiteto e urbanista, especialista em Gestão de Projetos e Consultor em Estratégia Empresarial Tito Carvalho, que palestrou sobre as “Cidades Sustentáveis: desenvolvimento, prosperidade e bem-estar”; e do professor Gretz, que destacou “A Força do Entusiasmo”.