Cael promove 2º Encontro Preparatório para as Eleições Gerais de 2022

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), realizou, na sexta-feira (25/03), o 2º Encontro Preparatório para as Eleições Gerais de 2022. O encontro virtual, realizado na Plataforma Teams, teve como objetivo promover o alinhamento institucional e a capacitação técnica dos promotores eleitorais e das assessorias, estagiários e agentes de apoio que atuam na área, além de fomentar e organizar iniciativas institucionais homogêneas. O evento foi conduzido pelo dirigente do Cael, promotor de Justiça Cláudio Ribeiro Lemos.

O encontro contou com palestra do procurador da República e procurador Regional Eleitoral (PRE-ES) Júlio César de Castilhos Oliveira Costa, que falou sobre as atribuições dos promotores eleitorais durante as eleições gerais. Ele explicou as principais instâncias de atuação para a efetiva garantia da legitimidade e legalidade do processo democrático, enfatizando a importância do combate à propaganda eleitoral ilegal. Também ressaltou a importância de um trabalho conjunto de fiscalização. “Eu me coloco à disposição para qualquer tipo de conversa ou sugestão de trabalho. Acredito que só assim vamos conseguir ter um bom êxito nessas eleições. Nós, como membros do Ministério Público, vamos cumprir nossa missão e vamos zelar por eleições limpas”, disse.

Ao final do evento, o dirigente do Cael falou sobre o Programa Ser Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que tem o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos. “Por fim, gostaria de anunciar também que o Cael e o Ministério Público Eleitoral adotaram o Programa Ser Eleitor do TRE-ES para incentivar ou auxiliar jovens entre 16 e 18 anos incompletos a se alistarem como eleitores. Vou enviar todo o programa aos promotores eleitorais, para mostrar como poderão disponibilizar seus recursos, inclusive os computadores das Promotorias, para que o jovem faça o alistamento pela internet. Dessa forma, espero que possamos incentivar os jovens a serem eleitores e participarem mais do processo democrático do Brasil”, destacou Cláudio Ribeiro Lemos.