MPES instaura inquérito civil para apurar morte de bebês em hospital no município de Serra
31/03/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível da Serra, instaurou um inquérito civil para apurar os motivos dos óbitos de bebês ocorridos no Hospital Materno Infantil no município. O MPES já solicitou à Vigilância Sanitária Estadual que realize, no prazo de 30 dias, vistoria no hospital, apresentando relatório à Promotoria de Justiça responsável pelo procedimento.
Também foi solicitado ao Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) e ao Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) que realizem fiscalizações no hospital para verificar irregularidades no funcionamento do serviço, verificando, inclusive, se houve falha nos respectivos atendimentos pelas equipes médica e de enfermagem.
O MPES requereu ainda que a instituição gestora do Hospital Materno Infantil da Serra, a Santa Casa de Misericórdia, forneça informações sobre quais providências foram adotadas diante dos óbitos ocorridos em curto período de funcionamento do hospital.
O inquérito civil foi instaurado após a divulgação de matérias na imprensa informando a morte de pelo menos quatro bebês, nos últimos 30 dias.