MPES participa do VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde
08/04/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, participou do VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, da “V Mostra – Espírito Santo Aqui Tem SUS” e do “II Seminário da Nova Atenção Primária à Saúde Capixaba”. O evento foi organizado pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES) e realizado nos dias 7 e 8 de abril, em Domingos Martins.
A dirigente do Caops participou da mesa de abertura do encontro, que teve o objetivo de ampliar conhecimentos e qualificar a gestão municipal como espaço privilegiado de defesa e implementação das Políticas de Saúde do SUS. Estavam presentes o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; a presidente do Cosems-ES, Cátia Cristina Lisboa; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra; o chefe do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Bartolomeu Lima; e a secretária municipal de Saúde de Domingos Martins, Zuleide Maria Cardozo.
Coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia (GAP-Covid-19) do MPES, a dirigente do Caops ressaltou o trabalho que foi e vem sendo desenvolvido no Estado durante toda a pandemia pelos gestores de saúde estadual e municipais. Enfatizou a necessidade de uma melhoria efetiva na atenção básica, além da garantia urgente e imediata de exames, consultas e cirurgias especializadas para atender toda a demanda hoje existente. “A ampliação dos leitos hospitalares no Estado foi um legado que a pandemia nos deixou. Agora precisamos regular melhor esses leitos. Para tanto, é fundamental um investimento maior na atenção primária e uma qualificação constante dos profissionais da saúde”, ressaltou Inês Thomé.
Durante o evento, foi realizada a V Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, que contou com a apresentação de 10 trabalhos selecionados, a fim de valorizar e socializar as experiências das áreas técnicas dos municípios e trabalhadores do SUS.
*Com informações do site cosemses.org.br