MPES participa de reunião da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente na Ales

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação de Políticas de Educação (Caope), promotora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, participou, na quarta-feira (03/04), da reunião da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente na Assembleia Legislativa (Ales), realizada no plenário da Casa. A dirigente do Caope representou a procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, na reunião. 

Os participantes relataram as dificuldades de aprendizagem e problemas de saúde mental entre os alunos e professores, potencializadas, principalmente, durante os dois anos de pandemia. Maria Cristina Pimentel destacou que há, no MPES, uma mobilização para verificar a questão da infraestrutura das escolas e que ocorreu um crescimento no número de ações por causa da pandemia. “Tínhamos cerca de 180 expedientes administrativos em tramitação no âmbito da Promotoria de Justiça Regional da Educação e, em 2022, já estamos chegando a 600. Os problemas se agravaram, principalmente, em relação à saúde mental, fato que precisa da atenção dos gestores públicos”, frisou.

Também participaram da reunião o presidente do colegiado, delegado Danilo Bahiense; os deputados estaduais Sérgio Majeski, Torino Marques e Carlos Von; o representante da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, Tiago do Nascimento; a representante pasta da Educação de Vitória Fabíola Risso; a gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti; o defensor público Renzo Gama; o presidente da Comissão Especial de direito Educacional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Rogério Nunes; o ex-deputado Nelson Aguiar; além de diversos profissionais que atuam na área educacional.

– Com informações da Assembleia Legislativa