Luciana Andrade participa de congresso do MPRR e destaca atuação ministerial em defesa das mulheres

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou do II Congresso Jurídico do Ministério Público de Roraima (MPRR), realizado nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro Municipal de Boa Vista, tendo como tema central “Ministério Público para um Novo tempo: Desafios e Reflexões”. Luciana Andrade foi uma das integrantes da Roda de Conversa “De Salto no Parquet”, um dos painéis do congresso, no dia 13 de maio, com autoridades femininas do Ministério Público brasileiro, que debateram desafios e conquistas sociais alcançadas pelas mulheres no Brasil.

O evento, conduzido pela procuradora-geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa, também contou com a participação da presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e procuradora-geral do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Norma Cavalcanti; da procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP), Ivana Lúcia Franco Cei; da procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Katia Rejane Rodrigues; da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Fabiana Costa Oliveira Barreto; da procuradora Regional do Trabalho – 11ª Região, Alzira Melo Costa; e da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) Maria Clara Costa Pinheiro de Azevedo. 

Luciana Andrade, ao iniciar sua apresentação, cumprimentou todas as participantes do encontro, ressaltou a importância de se dar voz às mulheres na luta pela igualdade de gênero e destacou o papel do Ministério Público na defesa dessa luta por direitos e pela valorização feminina. 

As procuradoras-gerais de Justiça e a promotora de Justiça falaram sobre experiências vividas ao longo da carreira e abordaram números e fatos que mostram o quanto a discriminação de gênero ainda é expressiva na sociedade brasileira.

Após a Roda de Conversa “De Salto no Parquet”, o evento foi finalizado com a palestra magna da filósofa capixaba Viviane Mosé, que apresentou o tema “Desafios contemporâneos – perspectivas e possibilidades”.

Homenagens

O II Congresso Jurídico do Ministério Público de Roraima (MPRR) foi alusivo à data comemorativa dos 30 anos de criação da instituição naquele Estado e teve como objetivo fomentar a discussão sobre temas recorrentes no Brasil. A abertura do congresso foi marcada pelas homenagens aos procuradores-gerais de Justiça e promotores do Ministério Público brasileiro, conselheiros nacionais do Ministério Público, membros e servidores do MPRR, além de autoridades locais. A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, esteve entre os homenageados com a moeda comemorativa dos 30 anos da instituição, destinada a membros, servidores e personalidades que contribuíram para o engrandecimento do Ministério Público do Estado de Roraima ao longo da história.  

O evento foi realizado com o apoio da Associação do Ministério Público do Estado de Roraima (Amper), do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sindssemp) e da Associação dos Servidores do Ministério Público (Assemp).

 

Confira as fotos do congresso

 

Fonte e fotos: Ascom MPRR