Luciana Andrade realiza palestra magna para abertura das atividades do curso de Direito da Ufes
30/05/2022A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, foi palestrante da aula magna para abertura oficial das atividades do semestre letivo do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O encontro, realizado na sexta-feira (27/05), debateu a presença feminina nos espaços de poder e lotou o Auditório Manoel Vereza de Oliveira, no campus de Goiabeiras da universidade.
Na palestra, Luciana Andrade defendeu que para buscar a equidade entre os gêneros é preciso garantir a representatividade feminina nos espaços de liderança. Citando as duas primeiras mulheres a ocupar o cargo máximo de chefia no MPES, as procuradoras de Justiça Catarina Cecin Gazele e Elda Spedo, Luciana Andrade reiterou que a ocupação de cargos de destaque é essencial para a luta feminina pela conquista de espaços.
A chefe do MP capixaba pontuou que as responsabilidades associadas aos papéis sociais delegados às mulheres são alguns dos empecilhos que impedem que mais mulheres busquem aprimoramento e se façam presentes nos espaços de liderança. “É a culpa que muitas mulheres sentem e que, na maioria das vezes o colega homem não tem, para vir para a faculdade de Direito, para correr atrás, chegar tarde em casa, e ainda precisar se preocupar com os filhos ou com as atividades domésticas, por exemplo”.
Luciana Andrade reforçou que a mudança desse cenário é também papel das novas gerações. “O Direito é vida viva. Ele deve expressar o que a sociedade deseja. A sociedade deve conduzir os rumos do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e da Academia. A revolução responsável, baseada em evidências e consistente, está nas mãos de vocês. Aqui e agora vocês têm a possibilidade de contribuir para um modelo disruptivo para o futuro”, pontuou.
O evento, realizado pelo Centro Acadêmico de Direito Roberto Lyra Filho, da Ufes, contou com a presença de integrantes do corpo estudantil, além do professor e chefe do departamento do curso de Direito da instituição, Marco Antonio Lopes Olsen; do subchefe do departamento, professor Gilberto Fachetti Silvestre; e do professor de Ética e Teoria do Estado Júlio Pompeu. A promotora de Justiça Cláudia Santos Garcia, assessora junto ao Gabinete da procuradora-geral de Justiça, também prestigiou a palestra.