MPES debate soluções para a melhoria da rede de atendimento de saúde mental no Espírito Santo
01/06/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), iniciou na terça-feira (31/05) uma rodada de reuniões sobre o tema saúde mental. O evento teve início com o público da Região Norte e Central do Estado, entre membros, assessores e estagiários da instituição, representantes da coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), da coordenação do Núcleo Especial de Programação de Serviços de Saúde, da coordenação dos Grupos Condutores da Regional Norte e Central, da Comissão Intergestores Regional Norte e Central e das Superintendências de Saúde da Região Norte e Central.
Na abertura do evento, a dirigente do CAOPS e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES, promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, destacou a importância de avaliar o cenário atual e identificar pontos de melhoria para serem implementados nessa rede de atendimento. “Houve um aumento expressivo no número de pessoas que estão precisando desse tipo de atendimento no Estado, principalmente com a pandemia da Covid-19. O CAOPS fez um levantamento e identificou que a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS no Estado do ÉS não dispõe de profissionais de saúde mental e de equipamentos de saúde necessários para atendimento dos pacientes com transtorno mental e/ ou usuários de álcool e outras drogas, tanto na condição pré-hospitalar, quanto no quantitativo de leitos necessários. Após a desospitalização do paciente essa deficiência na rede prejudica sobremaneira a continuidade de seu tratamento. O objetivo das reuniões é discutir esse cenário com os promotores de Justiça e a área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e buscar, a curto prazo, soluções mais eficazes para serem implementadas na atenção à saúde mental no Espírito Santo”, ressaltou.
A programação continua nesta quarta e quinta-feira, dias 1º e 2 e junho, com os públicos da Região Sul e Metropolitana, respectivamente, de forma híbrida: no auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vitória e pela plataforma Teams.