Procuradora-geral de Justiça participa do lançamento do Observatório da Indústria na Findes

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou na segunda-feira (30/05) da solenidade de inauguração do Observatório da Indústria na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O observatório vai atuar com inteligência e análise de dados e tem o objetivo de contribuir para a competitividade da indústria, para a tomada de decisões de investidores e para a definição de políticas públicas de desenvolvimento.

A anfitriã do evento, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou o papel decisivo que o projeto passa a ter para o futuro do Espírito Santo, com a construção e a articulação de conhecimento focados em inteligência competitiva. Ela citou uma frase do matemático londrino Clive Humby – “Os dados são o novo petróleo” – para reforçar a relevância do Observatório da Indústria. Segundo ela, informações bem estruturadas têm um potencial gigantesco de gerar bons negócios e desenvolvimento, mas isso só é possível se forem lapidadas e analisadas por quem entende do assunto.

A procuradora-geral de Justiça do MPES destacou a importância desse trabalho antecipado para a promoção de atividades e estratégias que possibilitem o maior crescimento. “Informações de qualidade e análises bem fundamentadas são capazes de potencializar o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas e promover o crescimento. Essa iniciativa da Findes trará frutos auspiciosos para o Espírito Santo”, avaliou.

Também participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, e o governador do Estado, Renato Casagrande, que encerrou a cerimônia de lançamento do Observatório da Indústria da Findes. O governador elogiou a iniciativa e disse que a Findes passa a oferecer uma ferramenta que vai contribuir para a construção de um Estado mais próspero.

Entre os produtos que já são desenvolvidos pela Findes e que exemplificam a qualidade dos estudos entregues à sociedade estão: o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), o IAN Cidade Saudável, o Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes), além das Rotas Estratégicas, que fazem parte do Projeto Indústria 2035.

Acesse os serviços do Observatório da Indústria.