MPES participa de webinar sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
02/06/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou na terça-feira (31/05) do webinar “O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: entre a responsabilização e o cuidado”, realizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Escola Superior do MPSP, e pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), por intermédio da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ), vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH).
Luciana Andrade participou da abertura do evento como presidente do GNDH e também representando o CNPG. “A data de 18 de maio é um marco simbólico em razão da pequena Araceli, de então oito anos de idade, que no início da década de 70 foi brutalmente violentada sexualmente aqui em Vitória, no Espírito Santo. Não podemos deixar que esses crimes caiam no esquecimento e na invisibilidade no nosso dia a dia. O CNPG, por meio de suas comissões, tem empreendido ações de combate e prevenção à essa chaga”, destacou.
O evento representou a unidade institucional do Ministério Público brasileiro no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, de forma transversal e coordenada no âmbito da infância, da violência doméstica e criminal.
O webinário foi transmitido pelo YouTube da ESMP e faz parte da programação do mês de maio, contra a violência sexual infanto-juvenil. A Lei nº 9.970/2000 instituiu a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo que neste ano de 2022 as unidades do Ministério Público de todo o país aderiram à campanha “O levante” e #agoravcsabe, com a intenção de dar visibilidade às questões que envolvam violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, bem como para buscar investimentos em ações e políticas públicas para o enfrentamento do problema.