MPES promove reunião com as redes de enfretamento à violência contra as mulheres em Santa Leopoldina
02/06/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), realizou, no dia 13 de maio, uma oficina para debater a violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha no município de Santa Leopoldina. O evento faz parte do Projeto “Fortalecendo Redes: políticas públicas para mulheres no território” e teve como objetivo fortalecer as redes de atendimento às mulheres em situação de violência e qualificar o atendimento que é ofertado no município.
A coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, mediou o evento e ministrou a palestra “Aspectos gerais da Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha”. A psicóloga do Nevid Jocilene Marquesini Mongim e a assistente social do núcleo Bianca Barcelos Rodrigues também abordaram, respectivamente, os temas “Aspectos psicossociais da violência de gênero e violência doméstica e familiar contra as mulheres” e “Rede de atendimento às mulheres em situação de violência”.
O encontro contou com a participação do promotor de Justiça Jefferson Valente Muniz e foi direcionado aos profissionais que atuam no atendimento às mulheres em situação de violência, promotores de Justiça, assessores e estagiários da Promotoria de Justiça de Santa Leopoldina.
Na parte da tarde, outra reunião foi realizada com os gestores da rede de enfrentamento à violência contra a mulher do município. O encontro também aconteceu no auditório da Promotoria de Justiça de Santa Leopoldina.
Ainda como parte do Projeto “Fortalecendo Redes: políticas públicas para mulheres no território”, foi realizada, no dia 12 de maio, uma visita técnica na Delegacia local e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Santa Leopoldina.
Veja as fotos: