MPES participa de cerimônia de criação da Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, coordenadora do Núcleo de Proteção de Direitos Humanos (NPDH), participou na segunda (06/05) da assinatura da portaria de criação da Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar (CPBM), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Catarina Cecin Gazele estava representando a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, no evento e ministrou palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. 

A procuradora de Justiça destacou a importância de políticas públicas para promover a equidade de gêneros e combater casos de assédio e também da necessidade de se romper com a cultura machista ainda presente na sociedade e de lutar por igualdade, respeito e valorização das mulheres.  

A comissão tem o objetivo de desenvolver ações que se traduzam na promoção do respeito às mulheres militares e na igualdade de oportunidades para homens e mulheres bombeiros militares, garantindo que as políticas públicas adotadas no âmbito da Corporação atendam, de forma isonômica, a todos os militares. É alinhada com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES), institucionalizado pelo governo do Estado em 2019 com o objetivo principal de reduzir as desigualdades sociais. 

A assinatura ocorreu no Quartel do Comando-Geral, na Enseada do Suá, em Vitória, e contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, da coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), juíza Hermínia Azoury, entre outras autoridades.

Veja as fotos do evento