MPES participa de cerimônia de criação da Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar
07/06/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, coordenadora do Núcleo de Proteção de Direitos Humanos (NPDH), participou na segunda (06/05) da assinatura da portaria de criação da Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar (CPBM), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Catarina Cecin Gazele estava representando a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, no evento e ministrou palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
A procuradora de Justiça destacou a importância de políticas públicas para promover a equidade de gêneros e combater casos de assédio e também da necessidade de se romper com a cultura machista ainda presente na sociedade e de lutar por igualdade, respeito e valorização das mulheres.
A comissão tem o objetivo de desenvolver ações que se traduzam na promoção do respeito às mulheres militares e na igualdade de oportunidades para homens e mulheres bombeiros militares, garantindo que as políticas públicas adotadas no âmbito da Corporação atendam, de forma isonômica, a todos os militares. É alinhada com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES), institucionalizado pelo governo do Estado em 2019 com o objetivo principal de reduzir as desigualdades sociais.
A assinatura ocorreu no Quartel do Comando-Geral, na Enseada do Suá, em Vitória, e contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, da coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), juíza Hermínia Azoury, entre outras autoridades.