MPES promove webinário para discutir acolhimento institucional e familiar
27/06/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), realizou, no dia 24/06, o webinário “Acolhimento Institucional e Familiar – Um diálogo Necessário!”. O evento foi realizado de forma virtual pela plataforma Microsoft Teams. O objetivo foi discutir aspectos importantes dos serviços de acolhimento institucional e familiar visando aprimorar o atendimento prestado à criança e ao adolescente.
A dirigente do CAIJ, promotora de Justiça Valéria Barros, agradeceu aos membros e servidores responsáveis pela organização do evento, e a presença dos palestrantes, espectadores e demais participantes do evento. Em seguida, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) Luciana Grumbach Carvalho ministrou palestra destacando a importância da estabilidade do lar e do afeto, principalmente na primeira infância, para o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente. “O que plantamos na primeira infância vai produzir efeitos para o resto da vida daquela pessoa. A criança precisa de nutrição de alimentos e também afetiva para se desenvolver bem”, avaliou.
O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Tocantins (MPTO) Sidney Fiori falou da importância de se priorizar o acolhimento familiar de crianças e adolescentes no lugar do acolhimento institucional, por meio do serviço de guarda subsidiada, e do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras (SFA).