Combate ao tráfico de drogas é tema de debate em evento no MPES
04/07/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp) e do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos (CDEMP), realizou, na sexta-feira (01/07), o seminário em referência ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Drogas, celebrado em 26 de junho. O encontro foi no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e teve como objetivo propiciar a melhor compreensão do fenômeno do crime organizado facilitando a tomada de decisão por parte do órgão de execução.
O secretário-geral da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, representando a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, abriu o evento cumprimentando os palestrantes, membros do MPES, magistrados, policiais militares e civis e assessores presentes. Destacou a importância do tema e elogiou o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPES. “O Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Drogas é também o de combate à lavagem de dinheiro, ao fenômeno da corrupção e aos crimes de homicídio. Esses crimes estão todos interligados, interconectados e, portanto, devem ser tratados dentro de uma perspectiva macro e sistemática”, evidenciou.
Também fizeram parte da mesa de abertura o dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Hermes Zaneti Júnior; o presidente do Centro de Apoio Criminal (CACR), promotor de Justiça Nilton de Barros; o procurador de Justiça Socrates de Souza; e o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa.
Em seguida, o coordenador do (Gaeco), promotor de Justiça Tiago Boucault Pinhal, apresentou as medidas que o Grupo de Atuação vem adotando para o enfrentamento do tráfico de drogas. “No Espírito Santo enfrentamos situação bastante peculiares, quando se trata do tráfico de drogas. Existem organizações criminosas que operam de forma vertical, com uma hierarquia e estrutura. Muitas das vezes, os líderes dessas facções estão nos presídios e determinam as ações do bando lá de dentro”, pontuou o coordenador do Gaeco. Ele destacou a necessidade do trabalho conjunto envolvendo todas as instituições que operam no combate ao tráfico. “Quanto mais compartilhamento de informações, mais eficácia no trabalho”.
A primeira palestra foi ministrada pelo delegado da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) Marcus Vinícius Rodrigues de Souza. Ele apresentou nuances da Operação Capital, responsável pela apreensão de mais de R$ 2 milhões em bens de quadrilha de tráfico de drogas que atuava no Espírito Santo. O tenente-coronel e comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar de Vitória também foi palestrante no evento. Ele falou do trabalho da PM no combate ao tráfico de drogas.A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, encerrou o evento. “Diante da importância do tema e em respeito a todos os presentes, só tenho a agradecer a todos por esse momento. É muito importante fortalecer os laços entre as instituições, principalmente diante de uma causa tão nobre e necessária como o combate ao tráfico de drogas”, salientou.