MPES debate violência política e psicológica contra as mulheres em evento sobre Lei Maria da Penha

Com o objetivo de aprimorar a atuação do poder público para a proteção integral das mulheres no âmbito da violência doméstica e familiar, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizará no dia 5 de agosto o IX Encontro Estadual sobre a Lei Maria da Penha, no auditório do complexo administrativo à Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, das 13h às 17h. O encontro contará com a participação da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, que fará a abertura do evento, com a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid) da instituição, promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares.

A primeira palestra será ministrada pela mestre em Direito e codiretora do Instituto Alziras, Roberta Eugênio, que abordará o tema “Violência política de gênero e de raça contra as mulheres”. O debate será mediado pelo dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos.

Após o intervalo, a promotora de Justiça especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Valéria Diez Scarance Fernandes ministrará a palestra “Violência psicológica contra as mulheres”. A promotora de Justiça do MPES Graziella Maria Deprá Bittencourt Gadelha mediará os debates. 

O encontro, promovido pelo MPES, por meio do Centro de Apoio e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH), do Cael, do Nevid, da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp) e do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos (CDEMP), é voltado para membras(os) e servidoras(es) da instituição, técnicas(os) e gestoras(es) que atuam na rede de enfrentamento às violências contra as mulheres, profissionais e estudantes de áreas afins, mas está aberto a toda sociedade. 

Clique aqui para ver a programação

Clique aqui para se inscrever