Relatório do MPES registra 47 novos casos e primeiro óbito por Covid-19 em Residências Inclusivas
18/07/2022Monitoramento realizado pelo Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) constatou o primeiro óbito entre residentes das Residências Inclusivas (RIs) para pessoas com deficiência no Espírito Santo, após dois anos consecutivos sem registro. Também foram detectados 47 novos casos de Covid-19 nos serviços residenciais, conforme relatório finalizado em 6 de julho de 2022. Com isso, as contaminações entre residentes e funcionários das instituições chegaram a um total de 286 casos verificados desde que o MPES começou a fazer esse acompanhamento, em maio de 2020.
O quadro geral de residentes infectados passou para 81, com 26 novos diagnósticos, um aumento percentual de 47,3% em relação ao relatório anterior, de 01/06. O total de registros da doença entre trabalhadores das Residências Inclusivas passou para 205 casos, com 21 novos diagnósticos, o que representa um acréscimo de 11,4% frente ao verificado em junho.
O quadro de óbitos sofreu alteração pela primeira vez desde que o MPES passou a fazer o levantamento mensal, em maio de 2020, com uma ocorrência na instituição Residência Inclusiva de Guarapari.
O CACC possui registro de 18 residências inclusivas localizadas em oito municípios do Estado. As instituições abrigam, no total, 172 pessoas com deficiência.