Ouvidoria do MPES conclui 99,67% das 7168 manifestações recebidas no primeiro semestre de 2022

Buscando atender a população de forma cada vez mais ágil e eficiente, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) concluiu 7145 das 7168 manifestações encaminhadas pelos cidadãos no primeiro semestre de 2022, o que corresponde a 99,67% do total. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2022, o setor recebeu 6344 manifestações pela internet, 331 por telefone, 25 de forma presencial, quatro por carta e 464 pelo canal de denúncias Disque 100 (Disque Direitos Humanos), do Governo Federal. Os encaminhamentos anônimos somaram 4992, o equivalente a 69,64% da totalidade recebida.

Os assuntos mais demandados no primeiro semestre de 2022, na esfera de atuação do Ministério Público Estadual, foram nas áreas de Saúde, com 1646 manifestações, além de Concurso Público (597), Improbidade Administrativa (546), Serviços Públicos (535) e Meio Ambiente (459).

Das demandas ainda não concluídas, 18 manifestações foram encaminhadas para órgãos públicos e aguardam resposta, enquanto 5 estão em fase de triagem.

Veja o infográfico da atuação da Ouvidoria do MPES.

Veja o relatório da Ouvidoria.

Veja também: Ouvidoria do MPES conclui 94,3% das 6.697 manifestações recebidas no segundo semestre de 2021.

Eleito em fevereiro deste ano para atuação no biênio 2022-2024, o ouvidor do MPES, procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos, ressaltou que os dados do primeiro semestre de 2022 resultam de um trabalho de equipe determinado a cumprir o dever do Ministério Público de zelar pelos direitos dos cidadãos. Destacou também o empenho permanente do setor em oferecer um atendimento ainda mais eficiente à população capixaba. “Temos esse compromisso com a população de buscarmos o atendimento cada vez mais qualificado aos que procuraram a instituição”, assinalou. 

A procuradora de Justiça Sídia Nara Ofranti Ronchi também integra a Ouvidoria do Mistério Público Estadual, como ouvidora substituta. 

Ouvidoria das Mulheres

A Ouvidoria das Mulheres foi criada em 22 de setembro de 2021. Desde que foi implementada, registrou 185 manifestações, sendo 105 no primeiro semestre de 2022. Tem por objetivo principal ser um canal de escuta ativa destinado ao recebimento, ao tratamento e ao encaminhamento às autoridades competentes das demandas relacionadas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher. 

A Ouvidoria das Mulheres pode ser acessada por meio do ramal 1 do número 127, pelo número de WhatsApp (27) 99202-5796, pelo site ouvidoria.mpes.mp.br e o e-mail ouvidoriadasmulheres@mpes.mp.br, além do atendimento nas Promotorias de Justiça e na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória. 

Como acessar a Ouvidoria do MPES

A população pode denunciar casos de irregularidades à Ouvidoria do MPES, inclusive de forma anônima, pelos seguintes canais: telefone 127; e-mail: ouvidoria@mpes.mp.br; site ouvidoria.mpes.mp.br; aplicativo para Android e iOS MPES Cidadão; além das Promotorias de Justiça das cidades capixabas e da sede do MPES, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.