MPES participa de reunião do CNPG para discutir atuação estratégica nas Eleições 2022

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou de reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) na sexta-feira (22/07), em Manaus (AM). Em pauta, as próximas ações e estratégias para fortalecimento da atuação do Ministério Público brasileiro no processo eleitoral deste ano.

O objetivo é reforçar o diálogo interinstitucional com os Poderes da República e demais instituições do Sistema de Justiça, para garantir a lisura e transparência das eleições e os resultados das urnas, zelando pelo regime democrático. No dia 19 de julho, o conselho emitiu nota pública manifestando total apoio e confiança no processo eleitoral brasileiro e no sistema de votação eletrônico.

“Estamos vivendo momentos difíceis em nosso país e devemos atuar com sabedoria, dialogando permanentemente com todas as instituições, para fortalecer, principalmente, o regime democrático, que é nosso dever, e o sistema de Justiça eleitoral. Teremos, sim, eleições seguras, transparentes e limpas”, afirmou a presidente do CNPG, a procuradora-geral de Justiça da Bahia Norma Cavalcanti.

Luciana Andrade reforçou o posicionamento do MPES de manter a postura democrática e dialógica da instituição. “Temos asseverado que o caminho da mediação patrocinada pelo Ministério Público obtém resultados eficazes e eficientes. Não será diferente nesse período eleitoral, quando o contato com os outros Poderes se faz necessário, dentro de um ambiente de respeito republicano”, salientou.

Antes do início da reunião ordinária, o PGJ do Amazonas, Alberto Nascimento Júnior, entregou para a presidente do CNPG uma moeda comemorativa aos 130 anos de existência do MPAM. Norma Cavalcanti agradeceu e parabenizou o MP amazonense pelo aniversário. “Muita honra estar aqui em Manaus e prestar homenagem a esse aguerrido parquet”, disse.