Ouvidor do MPES reforça a importância de denúncias com embasamento para a apuração dos fatos

Em entrevista à Rádio CBN Vitória, na sexta-feira (22/07), o ouvidor do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos, falou da importante atuação da Ouvidoria institucional, que concluiu 7.145 das 7.168 manifestações encaminhadas pelos cidadãos no primeiro semestre de 2022, o que corresponde a 99,67% do total. As principais reclamações no período envolveram a área da Saúde, com 1.646 manifestações apontando, por exemplo, falta de medicamentos, troca de leitos em hospitais e mau atendimento nas unidades de pronto-atendimento. 

O ouvidor do MPES destacou ainda que a eficiência e a agilidade do canal se devem à atuação dos promotores de Justiça, já que muitas manifestações são encaminhadas para os membros atuarem para a busca da solução, principalmente junto aos Executivos municipais.  

Ao abordar a questão das denúncias feitas de forma anônima na Ouvidoria do MPES – são 4.992 das 7.168 manifestações recebidas -, o procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos afirmou que o cidadão precisa usar o canal com responsabilidade e não utilizá-lo para prejudicar alguém. As denúncias falsas podem, inclusive, gerar punições para quem usa este expediente com objetivos ilícitos. Ele lembrou também que as denúncias sem embasamento e indícios mínimos de provas podem dificultar e até impedir a apuração dos fatos. 

Ouça a entrevista

Leia também: 
Ouvidoria do MPES conclui 99,67% das 7.168 manifestações recebidas no primeiro semestre de 2022