Ouvidor do MPES explica como será a atuação da instituição nas Eleições 2022 e fala sobre fake news

O ouvidor do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos, concedeu entrevista à TV Record News ES, na quinta-feira (28/07), e abordou a atuação da Ouvidoria nas Eleições 2022. Ressaltou também que as denúncias, mesmo anônimas, precisam de embasamento e indícios mínimos de provas para que a instituição possa apurar os fatos. 

Diante de um cenário eleitoral polarizado, o ouvidor também falou sobre as denúncias e notícias falsas – as chamadas fake news – nas campanhas eleitorais. Destacou que essas informações falsas podem, inclusive, gerar punições para quem usa este expediente com objetivos ilícitos.

O ouvidor do MPES explicou também como a população pode fazer denúncias para a instituição, informando os canais de acesso – telefone: 127, e-mail: ouvidoria@mpes.mp.br; pelo site ouvidoria.mpes.mp.br; pelo aplicativo MPES Cidadão ou presencialmente nas Promotorias de Justiça – para que o cidadão faça a manifestação de forma direta e apresentando provas e indícios suficientes para que seja possível abrir um procedimento investigatório.

Veja a entrevista.