MPES lança livro ‘Representatividade Negra no Direito Capixaba’ com coautoria de promotor de Justiça
08/08/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu na sexta-feira (05/08) o lançamento do livro “Representatividade Negra no Direito Capixaba”, que tem o promotor de Justiça da instituição Luiz Antônio de Souza Silva como um dos integrantes da obra. O evento, realizado no auditório da sede do MPES, contou com a participação da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade; do subprocurador-geral de Justiça Institucional e coordenador do Comitê de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPIER) do MPES; de membros; e de vários representantes da sociedade civil.
O livro destaca as trajetórias de profissionais negros a partir de suas histórias e desafios superados. A obra é uma parceria da editora Cousa com a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Espírito Santo (OAB-ES).
Entre os diferentes depoimentos contidos no livro, Luiz Antônio de Souza Silva expôs o tema “Um depoimento livre, porque não nascemos para interrogatório!”, onde narra momentos da sua trajetória de vida, incluindo causas como igualdade racial e políticas de transformação social. “É um grande registro histórico. Poderiam ter sido outros autores, com certeza! Melhores até que nós, não há dúvidas. Mas fomos nós que reunimos esse material. Cada qual com uma história diferente, ora unificadas em um mesmo registro”, destacou o promotor de Justiça.
Também participaram do evento as autoras Hellen Tibúrcio, presidente da Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/ES, Jéssica de Cassia Souza Wanzeller e Andreza Santos da Silva Aguiar.