MPES participa da despedida do desembargador Ronaldo Gonçalves do TJES, após 42 anos de magistratura

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, participou na quinta-feira (18/08) da homenagem de despedida do desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em razão de sua aposentadoria. Ele recebeu, das mãos de familiares e do presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, a comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, a mais alta honraria da Justiça estadual concedida em razão do seu notável desempenho ao longo de sua carreira jurídica. A homenagem aconteceu durante a sessão do Tribunal Pleno.

Josemar Moreira elogiou Ronaldo Gonçalves pelos 42 anos de serviços prestados à sociedade durante a carreira na magistratura. “Doutor Ronaldo desempenhou um belíssimo trabalho sendo exemplo para todos”. 

Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2020-2021, o desembargador Ronaldo ingressou na magistratura em 1980, tendo atuado em diversas comarcas do interior e na capital. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador do TJES, onde exerceu a função de supervisor dos Juizados da Infância e da Juventude e membro do Conselho da Magistratura. Também assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo de 2015 a 2017, e a função de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no biênio 2018-2019.
Em seu discurso, o homenageado falou sobre o momento do adeus. “Despedida é um momento único, milagre em forma de encontro entre o passado e o futuro, ambos habitando um singelo pedaço do tempo presente, se a isso se presta reunir momentos outrora irreuníveis, cabe nestas cândidas palavras um tributo ao que findou e outro ao porvir. Em retrospectiva, nada há de maior realce senão o sentimento de gratidão, que nutro no âmago do meu ser àquelas queridas pessoas que compartilharam comigo esta trajetória de vida”.

*Com informações do TJES