MPES recebe no TRE-ES certificado por parceria no programa #SerEleitor

O subprocurador-geral de Justiça Institucional do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Alexandre José Guimarães, representou a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, em reunião realizada na terça-feira (23/08) no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). No evento foram certificados os parceiros do programa #SerEleitor, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES). Além do MPES, aderiram institucionalmente ao programa a Secretaria de Estado da Educação (Sedu); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES (Ifes); o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do ES (Sinepe); a Procuradoria Regional Eleitoral; a Defensoria Pública do Estado; e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo (OAB-ES).

A ação integrada de todos os parceiros fez com que o número de eleitoras e eleitores com menos de 18 anos subisse de 11.455 em 2020 para 27.730 pessoas aptas a votar em 2022. O voto para essas idades é facultativo, mas o objetivo do programa #SerEleitor é elevar os índices de consciência cívica dos eleitores capixabas mediante a realização de eventos e ações de sensibilização, demonstrando também a importância do voto. Após a entrega dos diplomas de reconhecimento, todos os parceiros assinaram um termo para a continuidade permanente do programa.

O subprocurador-geral de Justiça Institucional do MPES agradeceu o recebimento do certificado e reiterou que a segurança do sistema eleitoral brasileiro deve ser exaltada, como uma premissa para que os jovens tenham confiança ao votar. “Nós devemos, para além desse momento importantíssimo que é o alistamento de jovens, orientar essas pessoas no sentido de que a construção da vida política é necessária, a participação política, o entendimento dessa vida política, o que significam os partidos, as propostas. Deve-se atuar de maneira a construir, de fato, uma democracia sólida e rechaçar, evidentemente, toda a forma de fake news que possa contrariar o espírito dessas pessoas jovens, que estão querendo exercer o sacrossanto direito de participar da construção da nossa jovem democracia”, avaliou.

Também participaram do evento o presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama; o diretor-geral do Tribunal, Alvimar Dias Nascimento; o juiz auxiliar da presidência, Délio Rocha Sobrinho; o juiz eleitoral e diretor-adjunto da Escola Judiciária Eleitoral, Renan Sales; o procurador regional eleitoral, Alexandre Senra; o secretário de Estado da Educação, Vitor Amorim de Angelo; a diretora executiva do Ifes, Danielli Veiga Carneiro; o defensor público-geral, Gilmar Alves Batista; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo, Alberto Nemer Neto; o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo, Bruno Loiola Del Caro; e o ex-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo, Moacir Lellis.