MPES participa da 1ª oficina para elaboração de projeto voltado aos conselheiros municipais de saúde

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops) e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19), promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, participou na quarta-feira (24/08) da “1ª Oficina da Região Metropolitana para a elaboração do projeto de capacitação, voltado aos Conselheiros Municipais de Saúde e atores sociais”.

O evento foi realizado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, pelo Conselho Estadual de Saúde, em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação (ICEPi).

A oficina decorre do Programa de Apoio ao Fortalecimento do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), uma das iniciativas do Ministério da Saúde, por meio do Projeto Reforsus, para o aprimoramento da gestão e de políticas de saúde no país. A iniciativa tem por objetivo aumentar a participação dos diversos segmentos da sociedade no controle social do SUS.

Na apresentação da oficina, a dirigente do Caops salientou que a Constituição Federal de 1988 garantiu a participação da sociedade nas políticas públicas e que, na área da saúde, foram criados os conselhos nacional, estadual e municipais.

“É de suma importância que os conselheiros sejam capacitados e qualificados, não só para compreensão do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas para estarem cientes da importância e responsabilidade na transformação dos diretos e necessidades de seus segmentos em demandas e projetos de interesse público”, disse Inês Thomé, que considerou que a capacitação permanente dos conselheiros é um passo a mais para melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde.

Veja as fotos da oficina: 

Foto 1

Foto 2