MPES participa de congresso que debate temas relacionados à medicina e ao direito
30/08/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente à abertura do 9º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde (COMEDJUS). A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, e as dirigentes do Centro de Apoio Operaconal de Implementação das Políticas de Saúde (Caops) e do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público (CADP), promotoras de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei e Mariana Peisino Amaral, respectivamente, participaram do início do evento, na noite de segunda-feira (29/08), no Centro de Convenções de Vitória.
Em discurso na solenidade de abertura, a procuradora-geral de Justiça saudou os presentes e participantes, destacando os notáveis expoentes, doutrinadores, acadêmicos e profissionais da área médica e da saúde, além da importância dos temas debatidos. Disse também que o MPES está à disposição para o diálogo com todos os atores relacionados aos temas propostos. “O Ministério Público do Estado do Espírito Santo está de portas abertas para dialogar, não discutir, mas dialogar a respeito de temas de tamanha importância, sobretudo depois de ultrapassarmos o período pandêmico da Covid-19”, ressaltou.
Além da presença na abertura do evento, a dirigente do Caops e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do MPES (GAP-Covid-19), Inês Thomé, presidirá a mesa que debaterá o tema “Violência Obstétrica, Políticas Públicas de Saúde e o Sistema de Justiça Brasileiro”, na manhã de quarta-feira (31/08). A debatedora será a promotora de Justiça Maria da Glória Mafra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado do Maranhã (MPMA).
A solenidade de abertura do congresso contou com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski; do conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Jayme Martins; do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Richard Paulro Pae Kim; do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira; do membro do Comitê Executivo do Fórum da Saúde do CNJ e procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) Arnaldo Hossepian Junior; do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, entre diversas outras autoridades e representantes dos setores médico e jurídico.