MPES firma acordo de acesso à Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, assinou acordo de cooperação técnica e operacional para acesso à Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex). A solenidade de assinatura foi realizada na terça-feira (20/09), durante a 14ª Sessão Ordinária de 2022 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“A segurança pública foi uma das áreas indicadas pelas cidadãs e cidadãos capixabas como prioritária para atuação do Ministério Público Estadual e, dessa forma, o acesso a esta nova ferramenta tecnológica, o Córtex, vai contribuir sobremaneira para as atividades da instituição na persecução penal e no enfrentamento à criminalidade, atendendo assim aos anseios da população”, avaliou Luciana Andrade.

Também assinaram o acordo o CNMP, por meio das Comissões de Planejamento Estratégico e do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, o Ministério Público Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

O acordo permitirá o intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e tecnologias entre o CNMP, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Justiça, por meio do compartilhamento das atividades finalísticas para assegurar a efetividade das políticas públicas promovidas pelas duas instituições. Estão previstas a criação de base nacional de torcedores impedidos de acesso a estádios de futebol, a fiscalização eletrônica em grandes eventos e o compartilhamento de informações sobre inquéritos policiais e ações judiciais.

Implantado pelo Ministério da Justiça, em 2021, o Córtex é uma plataforma de dados que tem como objetivo a gestão de operações de segurança pública para a atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e instituições colaboradoras. A plataforma também faz o monitoramento de atividades e indicadores da execução das operações de segurança pública; e o provimento de consciência situacional por meio de funcionalidades desenvolvidas com base na integração a webservices de interesse da segurança pública.

Além do MPES, sete unidades do Ministério Público aderiram ao acordo de cooperação técnica: Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima e Tocantins.

Veja as fotos da assinatura. 

Foto 1

Foto 2

– Com informações da Secretaria de Comunicação Social/CNMP