Cael promove curso preparatório com orientações finais para as Eleições Gerais de 2022

Com o objetivo de promover o alinhamento institucional e a capacitação técnica dos promotores eleitorais e da equipe de apoio, além de fomentar e organizar ações institucionais com o maior grau de homogeneidade possível, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), realizou, no dia 24 de setembro, o 8° Encontro Preparatório para as Eleições Gerais de 2022. O evento foi realizado em formato virtual, na plataforma Microsoft Teams.

A abertura foi realizada pela procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, que agradeceu a presença de todos os palestrantes e demais participantes do evento, ressaltando a segurança do sistema eleitoral. Também parabenizou o trabalho das promotoras e promotores eleitorais e demais membras(os), servidoras(es) e colaboradoras(es) do Ministério Público que atuam em defesa da democracia.

“Tenho total confiança de que o nosso sistema eleitoral é hígido e eficaz, e tenho mais confiança ainda nos colegas que compõem as nossas carreiras, que trabalham para que o nosso estado democrático e a nossa ordem jurídica sejam sempre mantidos íntegros. Toda a estrutura do Ministério Público do Estado do Espírito estará à disposição para que a grande festa da cidadania ocorra com tranquilidade, equilíbrio e temperança”, ressaltou.

O dirigente do Cael, promotor de Justiça Cláudio Ribeiro Lemos, conduziu as apresentações, passando a palavra para os palestrantes. Em seguida, o procurador Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo, Julio de Castilhos, apresentou uma palestra com o apoio do servidor da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-ES) Wayata Arrivabene de Freitas.

O evento contou ainda com uma apresentação ministrada pelo capitão da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) e assessor militar do MPES, Jaime Gonçalves Schwartz. A última palestra foi apresentada pela servidora do MPES Juliana Tavares dos Santos, que atua no Cael.