Estudantes visitam MPES e conhecem trabalho de promotores e procuradores de Justiça

Com o objetivo de estreitar ainda mais a relação com a sociedade, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu, na quarta-feira (28/09), mais uma “Visita Institucional”. O evento foi voltado para estudantes universitários que têm interesse em conhecer a instituição e o trabalho de promotoras(es) e procuradoras(es) de Justiça.

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, iniciou o evento dando boas-vindas às(os) presentes e ressaltou que a visita é uma maneira de abrir as portas da instituição para a sociedade. “É sempre importante que a instituição não fique fechada em si mesma. Esse encontro tem como objetivo o diálogo, para que o Ministério Público possa ouvir a sociedade.  Também é uma oportunidade para que a sociedade perceba o que é a instituição e para levar o pensamento do Ministério Público para as faculdades de Direito”. 

Veja as fotos da Visita Institucional.

Palestras
O secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, explicou aos estudantes a estrutura, o que é e quem representa o Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Destacou ainda que a atuação do MPES é multidisciplinar. “É necessário ter conhecimentos de outras áreas. O estudante precisa ler e buscar conhecimento, não somente da área do Direito, porque, no Ministério Público, o Direito por si só não basta”, destacou.

Logo após, com o intuito de apresentar a atribuição, os ramos e quando acionar o MPES, o dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Hermes Zaneti Júnior, salientou que a instituição possui o dever de promover e proteger os direitos da sociedade. “O Ministério Público não é só um órgão de acusação, mas também de promoção de direitos fundamentais. Essa é nossa função e papel constitucional”, completou.

Em seguida, a promotora de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Jaguaré, Graziella Deprá Bittencourt Gadelha, contou sua experiência como estagiária do MPES e explicou a atuação dos promotores de Justiça. “Os promotores de Justiça precisam dialogar com as instituições, mas manter firme os posicionamentos do Ministério Público e a proteção das leis, do ordenamento jurídico e a promoção da justiça.”
 
A promotora de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Viana, Viviane Barros Partelli Pioto, também apresentou sua trajetória no Ministério Público, do estágio até o cargo atual. “Sonhei em entrar na instituição pela realização de atuar como promotora de Justiça e minha motivação para prestar concurso foi a oportunidade de fazer o que estava de acordo com minhas convicções”, contou. 

Impressões
A estudante de Direito da Universidade de Vila Velha (UVV) Carla Teixeira destacou que o evento é fundamental para tornar o Ministério Público ainda mais conhecido pela sociedade. “A experiência foi bastante relevante. Acredito que trazer o estudante para dentro da instituição faz muita diferença e contribui para uma sociedade melhor”, destacou. 

Para João Pedro de Melo, também estudante da UVV, a visita foi uma oportunidade de conhecer melhor mais um dos ramos de atuação na área do Direito. “Fui gratificado com essa visita, porque, além de conhecer o órgão, é importante abranger o leque de oportunidades que a área do Direito tem no Brasil. O Ministério Público é uma das mais importantes instituições, e devemos entender como funciona. A visita é muito importante, além dessa humanização do órgão para o aluno e essa preocupação com a educação”, afirmou.